Sempre que acontecem as eleições norte-americanas as pessoas do Brasil ficam confusas com relação à apuração dos votos e todo o processo de votação em si. No caso da eleição atual, as urnas irão começar a ser fechadas nessa terça-feira, 5 novembro, às 21h. Contudo, até que o vencedor seja anunciado pode demorar dias.
Nas eleições desse ano, os norte-americanos estão escolhendo mais do que somente o presidente do país, eles também irão eleger os novos membros do Congresso. No caso do presidente, a posse está agendada para acontecer no dia 20 de janeiro de 2025. E como sempre existe a dúvida, mostramos aqui como funcionam as eleições norte-americanas.
Processo das eleições norte-americanas
Nos EUA, o presidente o vice são eleitos de uma forma indireta. Isso quer dizer que cada eleitor vota em um representando do seu colégio eleitoral, que é o delegado, e ele apoia um ou outro candidato à presidência.
Cada estado do país tem um número de delegados proporcional ao tamanho da sua população. Então, quem ganha a eleição é o candidato que tiver mais delegados a seu favor. Isso quer dizer que todos os votos de um estado vão para determinado candidato, independente da porcentagem.
E como a representação no colégio eleitoral não é bem fiel à população, pode ser que um partido ganhe mesmo que ele tenha tido menos votos numericamente. Por conta disso que os presidenciáveis estão sempre disputando os chamados estado-pêndulo, que oscilam entre os maiores partidos.
Ao todo existem 538 delegados e para um candidato se eleger ele tem que ter 270 votos ou mais.
Contagem dos votos
O ritmo da contagem é alterado conforme os eleitores votam. Isso porque nos EUA eles podem votar de três formas. São elas: presencialmente no dia da eleição; antecipadamente, mas também presencial; e pelo correio, com dias ou semanas de antecedência. Então, quando o número de pessoas que votaram pelo correio é grande, a apuração pode ser mais lenta.
Além disso, cada estado tem suas próprias regras eleitorais. Por exemplo, em alguns, os mesários tem que verificar assinaturas e registrar cédulas de papel em máquinas de contagem enquanto supervisionam a votação presencial. Isso também pode acabar atrasando o processo.
Apuração
Como dito, nas eleições norte-americanas os candidatos disputam o apoio dos delegados. E ganha quem tiver 270 votos no Colégio Eleitoral. E como a contagem dos votos não é imediata, na noite da eleição é divulgada uma projeção de quem ganhou, mas a votação oficial do Colégio Eleitoral só acontece em meados de dezembro.
Quem faz a contagem dos votos são trabalhadores eleitorais locais, que podem ser funcionários do governo, temporários contratados ou voluntários treinados para a função. Todos tem a supervisão de equipes dos departamentos eleitorais locais.
E nas áreas maiores, a contagem pode ser ajudada por máquinas de leitura ótica. Mas nos lugares menores a apuração é feita manualmente.
Fonte: UOL
Imagens: SIC notícias