Curiosidades

Entenda como o Sistema Solar se formou no equivalente a 12 horas

0

O universo é vasto e misterioso. Esse vácuo, conhecido como espaço, é ainda uma grande incógnita para os seres humanos e esconde segredos inimagináveis. Existem diversas teorias sobre o início disso tudo, e uma delas é o Big Bang. Essa análise se baseia em um ponto de densidade infinita. Como diz o próprio nome, houve uma enorme explosão e sua onda de expansão gerou e moldou o cosmos.

Após isso, surgiu toda a matéria. Incluindo os conceitos de espaço e tempo. Existem diversas estrelas, planetas e astros que compõem toda essa imensidão.

Dentro desse todo chamado universo, temos o nosso sistema solar. Ele é formado pelo sol e mais 1.700 corpos celestes menores. Entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Nosso sistema solar, fica em um dos espaços da Via-Láctea, sendo formado pela estrela solar e por tantos outros corpos celestes ao seu redor. Destes, podemos citar a lua, asteroides, planetas e seus satélites, junto de tudo aquilo que estiver presente no espaço sideral.

Tempo

Se pararmos para pensar, em quanto tempo tudo isso levou para ser formado, podemos nos surpreender. Mas também isso depende da perspectiva que estamos olhando e de qual escala de tempo. Claro que 200 mil anos, vistos de uma perspectiva humana, parecem ser uma eternidade. No entanto, pegando a perspectiva do sistema solar e de seus planetas, esse período é um estalo. Melhor ainda, é como se fossem apenas algumas horas.

Portanto, um novo estudo concluiu o tempo que o sistema solar levou para se se formar, 4,5 bilhões de anos atrás, colocando os 200 mil anos escalados em uma proporção de duração da vida humana. Em conclusão, o estudo viu que o tempo seria o equivalente a uma gestação de 12 horas de duração.

O Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), dos Estados Unidos, fez o estudo a partir da observação dos isótopos do elemento molibdênio descobertos em meteoritos. Esse foi o primeiro estudo que calculou o tempo que o sistema solar levou para se formar.

“Este foi um processo rápido. Este trabalho mostra que esse colapso, que levou à formação do sistema solar, aconteceu muito rapidamente, em menos de 200 mil anos. Se tudo isso for escalonado para uma vida humana, a formação do sistema solar se compararia a uma gravidez de cerca de 12 horas em vez de nove meses”, explicou Greg Brennecka, cosmoquímico e autor principal do artigo.

Sistema Solar

O estudo foi possível graças às amostras de cálcio e alumínio (CAIs), encontradas em meteoritos. Essas amostras deram uma espécie de registro da formação do nosso sistema solar.

Então, as amostras de CAIs mostraram uma formação há 4.567 bilhões de anos em uma duração estimada em período entre 40 a 200 mil anos. Feitas em ambientes com alta temperatura. Se estima que isso tenha acontecido perto do sol.

“Os mais antigos sólidos registrados no Sistema Solar são inclusões ricas em cálcio e alumínio. E essas amostras revelam um registro direto da formação. Anteriormente, não se sabia a duração da formação do nosso Sistema Solar”, finalizou Brennecka.

7 atores que quase fizeram parte do elenco de Crepúsculo

Matéria anterior

Drones irão plantar 1 bilhão de árvores até 2028

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar