• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Entenda a importância da Catedral de Notre-Dame

POR Toni Nascimento    EM Lugares & Construções      16/04/19 às 16h58

Localizada em Paris, na França, a Catedral de Notre-Dame é um dos maiores símbolos da Europa. O monumento histórico, que guarda muito do passado europeu, foi atingido por um grande incêndio na última segunda-feira (16).

A igreja foi dedicada à Virgem Maria e começou a ser construída em 1163, sendo finalizada em 1345. Ela ficou conhecida mundialmente por sua arquitetura gótica. A causa do incêndio ainda é desconhecida.

A Catedral de Notre-Dame possui mais de oito séculos de existência, sendo rodeada pelas águas do rio Sena. Ela já passou por várias restaurações ao longo do tempo. Entre as mudanças que ocorreram ao longo dos séculos, estão a substituição dos arcobotantes e a inclusão de estátuas

A catedral presenciou vários eventos históricos. Cavaleiros medievais iam para o local para rezar e pedir proteção antes de partir para as Cruzadas, tentando reconquistar a cidade de Jerusalém. Lá também ocorreu a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador de França, fato que chamou ainda mais atenção, já que historiadores contam que Napoleão tirou a coroa das mãos do Papa e se "auto coroou" e em seguida coroou sua esposa.

Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame é conhecida mundialmente por ser palco de um dos principais romances de Victor Hugo: O Corcunda de Notre Dame. O livro, publicado em 1831, servia como um alerta para a importância da preservação da Catedral.

O apelo do livro do Victor Hugo deu muito certo. Em 1844, o governo do rei Luís Filipe I decretou a restauração da catedral de Paris e a construção de uma sacristia. Em 1996, a Disney se aproveitou da história e do local para criar a sua própria versão da história.

A catedral também foi palco da beatificação de Joana D"Arc e da coroação de Henrique VI da Inglaterra, durante a Guerra dos Cem Anos. O local se tornou uma das maiores atrações turísticas de Paris, com cerca de 13 milhões de visitantes por ano.

Período contemporâneo

Até 1965, se passaram 30 anos de debate sobre a renovação dos vitrais, substituindo as do século XIX. O mestre vidreiro Jacques Le Chevallier foi escolhido para fazer essas janelas. De 1990 a 1992, o grande órgão, com certeza, ia tornar-se o mais famoso do mundo no século XX. Isso depois que passou por uma restauração de grande amplitude, realizada por um conjunto de instituições francesas.

Também houve a grande campanha de limpeza da fachada ocidental, que durou mais de dez anos. Graças aos talentos dos serviços de restauração de monumentos históricos e as técnicas utilizadas, nos foi permitido, desde 2000, desfrutar novamente destas joias da arquitetura medieval em todo seu esplendor.

As últimas alterações foram em 2004, sob o episcopado do Cardeal Arcebispo Jean-Marie Lustiger. Houve uma mudança de enorme proporção. Ancorada mais do que nunca em nosso tempo e longe de ser um museu, a catedral é, desde suas origens, a Casa de Deus e a Casa dos Homens, evidenciada por essas evoluções de todos os tipos.

E aí, você conhece a história dessa catedral? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Aquele abraço.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Galileu  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+