Sabe esses shounens que ganham nosso coração logo no primeiro episódio? Bleach é um forte exemplo de anime que conquista qualquer um com aquele roteiro clássico de Jornada de Herói. Um garoto normal acaba em uma aventura num mundo completamente novo, com aliados e inimigos surpreendentes e tendo que se esforçar para se tornar mais poderoso e vencer obstáculos maiores. O fato é que o autor do mangá, Tite Kubo, conseguiu criar toda uma mitologia incrível com seus shinigamis heróis, e toda a organização hierárquica da Soul Society. Isso sem falar nas habilidades distintas de cada um dos shinigamis e suas histórias de fundo.

O anime de Bleach estreou em 2004 e teve seu fim 6 anos depois, totalizando 366 episódios. Se compararmos com a duração de outras obras que tiveram a mesma dimensão que ele nos mangás, dá pra perceber que foi bem curto! Analisando mais profundamente, Bleach foi cancelado logo após o arco Fullbringer, que era o último antes do arco 1000 year blood war. Depois disso, o mangá continuou sendo publicado por Tite Kubo na Shueisha Shounen Jump para finalizar a série com chave de ouro. Mas por que a história chegou ao fim tão rápido? E por que não existe chances de ele voltar? E poxa, se faltava só mais um arco por quê ele não foi feito?

Custo vs Venda

Vamos aos números: uma temporada de anime custa em média dois milhões de dólares para ser produzido no Japão. Obviamente esse número pode subir, Attack on Titan ficou em torno de quatro milhões por conta dos detalhes nos personagens e cenários e tecnologia 3D empregada. E para investir numa adaptação de anime, o que é necessário? Se você respondeu que os produtores estão interessados em chances de lucrar, você acertou! Quanto mais certo é o retorno do investimento, maiores as chances dos episódios serem produzidos.

O anime foi cancelado justamente porque as vendas do mangá estavam diminuindo drasticamente. Em junho de 2016, a tiragem do mangá foi de apenas 1.147.038 exemplares. Isso parece muito, não é mesmo? Mas é porque estamos observando o número isoladamente. Agora compare com as vendas de outro shounen da época: no mesmo mês One Piece fez 6.488.631 em número de vendas.

Analisando historicamente, em 2008 Bleach fazia 3.161.825, no ano seguinte 6.471.021. Em 2009, Naruto fez 6.836.494 e One Piece, 14.721.241. Ou seja, a causa do cancelamento do anime foi justamente a baixa venda do mangá. Mas cá entre nós: o anime sempre foi bem melhor que o mangá. Aliás, você já viu como o piloto do mangá é diferente do Bleach que conhecemos?

Bom, não custa sonhar que um dia um estúdio vai ter ânimo de dar ao anime de Bleach o último arco que ele merece, não é mesmo? Mas já que estamos aqui: qual seu arco preferido desse anime? E personagem? Conta pra gente nos comentários!

Publicado em: 25/10/17 15h45