• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Entenda porque o oxigênio nos oceanos está acabando e o quanto isso é perigoso

POR Toni Nascimento    EM Natureza      08/03/19 às 18h26

Na atualidade, muitos políticos e nomes importantes da geopolítica mundial afirmam com veemência que o aquecimento global não existe. O argumento é que a ameaça não passa de uma mentira inventada, e que o crescimento da temperatura média da Terra por ano seria algo natural. Acontece que não, o aquecimento global realmente existe e é fácil encontrar vários estudos sobre isso na internet.

Um dos mais afetados pelo aquecimento global são os oceanos. Os cientistas comprovaram recentemente que a causa da morte de praticamente toda a vida marinha durante a maior extinção em massa da história da Terra, o Permiano-Triássico, foi por causa de um super aquecimento terrestre. Isso mostra o quanto esse assunto que estamos lidando é sério e urgente.

No Permiano-Triássico, também chamado popularmente de "A Grande Agonia", com os oceanos mais quentes, o metabolismo dos animais foi acelerado ao mesmo tempo em que as águas do planeta ficavam com menos oxigênio. Apesar de parecer distópico, esse quadro já aconteceu antes e, com certeza, poderia vir a acontecer de novo. Por isso, viemos te contar porque a falta de oxigênio no oceano pode ser fatal.

Queda do nível de oxigênio

Existem várias análises mostrando que o nível de oxigênio dos oceanos já está abaixando consideravelmente. Pode-se observar que, de acordo com vários estudos, o oxigênio, que para os animais é necessário para escapar de predadores, executar o processo de digestão, respiração e outras atividades, não está mais tão acessível para a vida marinha no planeta Terra.

"Ficamos surpresos com a intensidade das mudanças que vimos, a rapidez com que o oxigênio está baixando no oceano e o quão grandes são os efeitos nos ecossistemas marinhos", diz Andreas Oschlies, oceanógrafo do Centro Helmholtz de Pesquisas Oceânicas Kiel (Geomar), na Alemanha, cuja equipe monitora os níveis de oxigênio nos oceanos em todo o mundo, em entrevista para a revista Scientific American.

Segundo Oschlies, o problema não é só a queda de oxigênio, e sim, a velocidade com que isso está acontecendo. Algumas regiões tropicais tiveram uma queda de oxigênio de 40% nos últimos 50 anos. Animais marinhos são afetados até mesmo por pequenas alterações no oxigênio, buscando refúgio em zonas com mais oxigênio ou ajustando o seu comportamento.Isso altera a cadeia alimentar marinha diretamente.

Causas

Um oceano aquecido perde oxigênio por duas razões. A primeira é porque quanto mais quente um líquido se torna, menos gás ele pode conter. O segundo motivo, é porque quando o gelo polar do mar derrete, forma uma camada de água flutuante na superfície do mar sobre águas mais frias e mais salgadas. Este processo cria uma espécie de tampa que pode impedir que as correntes misturem águas superficiais em profundidades mais profundas. Menos mistura significa menos oxigênio em profundidades maiores.

Os animais são os primeiro a sentir os efeitos do aquecimento global. Alguns animais costumam ir para mais fundo no oceano, onde há mais oxigênio. Porém, como lá, a água é mais fria, fica mais difícil se alimentar e se reproduzir. Muitos animais, na tentativa de poupar energia para consumir menos oxigênio, limitam suas ações, nado e produção de espermatozoides e óvulos, por exemplo.

"Cerca de 10 anos atrás, quando começamos a nos concentrar mais intensamente nas complexas relações físico-biogeoquímicas no oceano, tínhamos conhecimento muito fragmentário sobre as zonas mínimas de oxigênio que eram consideradas "chatas" por muitos cientistas. No entanto, o suprimento de nutrientes e oxigênio é de vital importância, especialmente para as áreas muito produtivas do oceano do largo do Peru e da África Ocidental. Devido à mudança climática, as zonas de baixo oxigênio estão se espalhando, os ciclos de nutrientes e as condições de vida estão mudando, com efeitos potencialmente de longo alcance sobre o estado do oceano", completou Andreas Oschlies.

E aí, agora está mais alerta para o perigo do aquecimento global? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que queria que o mundo se conscientizasse mais, aquele abraço.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Hypesciense  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+