• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda porque seu cérebro consegue ver cores em fotos preto e branco

POR Arthur Porto    EM Entretenimento      30/07/19 às 18h19

A foto é uma brilhante ilusão de ótica e, recentemente, tornou-se viral na internet. Tudo porque a imagem é capaz de enganar seu cérebro. Ao olhar rapidamente, é possível que você veja uma imagem cheia de cores. No entanto, se você olhar mais de perto, notará que a foto que está em preto e branco.

A imagem foi criada pelo artista de mídia digital e também desenvolvedor de software, Øyvind. Kolås define a técnica como um experimento visual. O processo foi descrito pelo artista como "ilusão de grade de assimilação de cores". Kolås consegue obter tal efeito ao colocar uma grade de linhas coloridas seletivas sobre uma imagem original, em preto-e-branco. 

De acordo com o artista, a grade colorida saturada, sobreposta em uma imagem em tons de cinza, faz com que as células em escala de cinza sejam percebidas como coloridas. A ilusão, porém, não é criada apenas por meio de grades coloridas. É certo que, para Kolås, as grades oferecem um efeito bem melhor. No entanto, o artista explica que também é possível provocar o mesmo truque utilizando outras alternativas, como, por exemplo, pontos e linhas.

O mais impressionante de tudo mesmo é que, a tática usada funciona não só em imagens estáticas, mas também em animações. No vídeo abaixo, Kolås mostra como a superposição de grade é capaz de induzir o cérebro a pensar estar vendo uma coisa que, na verdade, não está.

As ilusões

O corpo humano é uma máquina. E, infelizmente, não vem com manual de instruções. Por outro lado, mesmo se houvesse um manual completo, ainda não seríamos capazes de controlá-lo por inteiro. Se pesquisadores, cientistas e outros profissionais não podem, o que faz a gente pensar que somos capazes? 

O fato é que nosso corpo é capaz de realizar coisas incríveis. Prova disso são as chamadas ilusões de ótica. Para alguns especialistas, as ilusões de ótica são de caráter fisiológico ou cognitivo. Os elementos, utilizados para tal, são vários. E eles envolvem luzes, cores, formas ou, até mesmo, o nosso conhecimento de mundo.

Até Aristóteles, na Grécia antiga, apontou em seus registros, informações sobre a facilidade com que a mente pode ser enganada pelo que vê. E sabe o que é mais intrigante? Desde o momento em que nascemos, essas ilusões nos cercam. Alguns chamam tal fenômeno de 'realidade adicional'. 

O problema é que ficamos tão acostumados com o que nos parece padrão, que passamos a não perceber tão bem o que nos cerca.  Até porque a ilusão de ótica não está ligada apenas aos olhos. A informação é absorvida quando a luz atinge a retina e viaja através do nervo óptico para, em seguida, o cérebro interpretar o que viu. Tudo isso acontece de forma muito rápida.

Quer um exemplo? O arco-íris. Nós não o vemos. Nós o 'criamos'. O que nós vemos, na verdade, se explica pelas peculiaridades da visão humana, uma vez que outros seres vivos, que não têm a mesma estrutura dos olhos, não conseguem ver.

Nós ainda não compreendemos completamente o que acontece nos nossos cérebros quando vemos diferentes ilusões de ótica. Porém, desde o século 19, cientistas e artistas parecem fazer questão de buscar exibir a relação entre a realidade e a percepção.

Próxima Matéria
Via   Hipercultura     Science Alert  
Imagens Azeheb
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+