Entretenimento

Entrevista: pesquisa indica que 99% dos ultraprocessados são nocivos à saúde

0

Cerca de 99% dos alimentos ultraprocessados disponíveis no mercado brasileiro apresentam elevados níveis de sódio, gorduras, açúcares e aditivos utilizados para realçar cor e sabor.

É isso que afirma um estudo conduzido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em colaboração com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP).

Os pesquisadores conduziram uma análise abrangente que incluiu quase 10 mil produtos alimentícios e bebidas provenientes das principais redes de supermercados de São Paulo e Salvador.

Os resultados revelaram que esses componentes estão presentes em quase todos os biscoitos, margarinas, bolos, tortas, achocolatados, bebidas lácteas, sorvetes, produtos de charcutaria, embutidos e até mesmo nas bebidas gaseificadas, como os refrigerantes.

Via Freepik

Além disso, esses ingredientes também foram identificados em refeições prontas, pizzas, lasanhas, pastelarias e diversas outras bebidas açucaradas.

O relatório II Vigisan apontou que 20% da população adulta brasileira sofre com a obesidade, sendo que esse alto índice pode ser diretamente relacionado à elevada ingestão de alimentos ultraprocessados.

Devido à sua maior disponibilidade e preços mais acessíveis, esses produtos são consumidos com maior frequência do que alimentos frescos, o que gera sérios problemas de saúde. Além disso, a intensa publicidade em torno desses produtos contribui para o seu consumo excessivo.

Dicas para substituir alimentos ultraprocessados

Substituir alimentos ultraprocessados por opções mais saudáveis é uma ótima maneira de melhorar a qualidade da sua dieta e cuidar da sua saúde.

No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldade em realizar essa troca. Por isso, existem algumas dicas que podem ajudar.

Priorize alimentos frescos e naturais

Opte por alimentos que sejam o mais próximo possível de sua forma natural, como frutas, vegetais, legumes, grãos integrais, carnes magras, peixes e ovos.

Se não for possível adquirir todos os dias, realize compras em menores porções, para ter sempre ingredientes frescos.

Além disso, essa dica se une com outra recomendação, a de fazer a própria comida. Cozinhar em casa permite que você tenha controle total sobre os ingredientes. Experimente novas receitas e métodos de preparação para tornar as refeições caseiras mais interessantes.

Também faça um planejamento semanal de refeições, incluindo lanches saudáveis. Isso pode ajudar a evitar decisões alimentares impulsivas e a manter uma dieta equilibrada.

Dessa forma, tornará o processo interessante e deixar de comprar alimentos ultraprocessados.

Leia os rótulos

Quando comprar alimentos processados, leia os rótulos cuidadosamente. Evite produtos com altos níveis de sódio, gorduras saturadas e açúcares adicionados. Escolha produtos com ingredientes mais simples e reconhecíveis.

Se verificar muitos aditivos ou nomes em inglês, não compre. Essa lista traz químicos prejudiciais para a saúde, e vale a pena optar por produtos com menos ingredientes e mais simples de entender. Assim, a recomendação é: se não conseguir ter esse produto em casa, não compre. É o caso de sódios, aditivos e gorduras.

Via Freepik

Lanches saudáveis

Substitua lanches ultraprocessados, como chips e biscoitos, por opções mais saudáveis, como frutas frescas, nozes, iogurte natural ou vegetais com hummus.

Faça o mesmo para refrigerantes e bebidas açucaradas. Opte por água, água com limão, chás sem açúcar, café sem adição de açúcar e bebidas à base de água com gás.

Além disso, limite o consumo de fast food, que geralmente é rico em calorias vazias e gorduras saturadas. Prepare suas refeições em casa ou escolha restaurantes que ofereçam opções mais saudáveis.

Essas alternativas contribuem para eliminar ingredientes como sódio e açúcares, substituindo quando possível. Também aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, legumes, frutas e feijões. A fibra ajuda na saciedade e na regulação do açúcar no sangue.

Por fim, além de todas essas dicas, esteja sempre ciente dos nutrientes essenciais que você precisa para uma dieta equilibrada e certifique-se de incorporá-los em suas escolhas alimentares.

 

Fonte: Olhar Digital

Imagens: Freepik, Freepik

Elon Musk pegou US$1 bilhão da SpaceX no mesmo mês que comprou o Twitter

Artigo anterior

Vape e cigarro podem ter relação com problemas oftalmológicos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido