• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A erupção desse vulcão poderia deixar a Terra mais fria

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      06/08/19 às 19h31

Vulcão é uma estrutura geológica. Onde acontece o fenômeno natural, responsável pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases que vêm do interior da Terra para a superfície. A atividade, que faz com que o material de dentro do vulcão, seja ele líquido, sólido ou gasoso, chegue à superfície da Terra é chamado de vulcanismo.

É provável que você nunca tenha tido a oportunidade de ver um deles em atividade. Especialmente porque o nosso país não sofre com esse tipo de evento. No entanto, para aqueles que residem nas proximidades de um vulcão, principalmente quando o mesmo está em atividade, o risco é sempre constante.

Mas mesmo que nós não estejamos perto de algum vulcão em atividade, isso não quer dizer que não podemos sofrer consequências. E senti-las mesmo longe. Há muito tempo, os cientistas sabem que erupções vulcânicas podem reduzir a temperatura do nosso planeta por meses.

Isso é resultado da propagação de milhões de tonelada de gases e partículas pela atmosfera. A discussão de que um vulcão pode mudar a temperatura do planeta voltou a ficar em pauta porque o vulcão Agung, em Bali, na Indonésia, está em uma fase crítica.

Mudança térmica

O metereologista da NASA, Chris Colose, apontou a importância da mudança térmica e que ela depende da erupção do vulcão. Em sua conta no Twitter, ele escreveu:

"Para ter um impacto climático notável, deve haver uma erupção suficientemente explosiva (para o material se acumular na estratosfera). E uma erupção rica em enxofre (o dióxido de enxofre se torna um aerossol sulfato, que é o que importa em termos de radiação solar)".

De acordo com Colose, se essas condições realmente ocorressem a erupção esfriaria a troposfera e aqueceria a estratosfera. Isso é o contrário do que acontece com os aumentos de CO2. Seja qual for o caso, esses fenômenos são de curta duração.

Os vulcões que estão em erupção emitem dióxido de carbono, que retém o calor. Mas eles também emitem partículas de cinzas e gases como por exemplo o dióxido de enxofre. Eles foram uma camada na atmosfera que não deixa a luz do sol passar. E isso tem como consequência o resfriamento do planeta.

Erupção

Em uma fotografia, publicada recentemente, pela Associação Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA é possível ver uma grande quantidade de dióxido de enxofre, se espalhando pela ilha de Bali. A imagem foi possível graças ao satélite Aura.

Junto com a imagem publicada veio o comentário. "Altas concentrações de dióxido de enxofre do vulcão Agung, ontem em Bali, na Indonésia".

O que os cientistas estão considerando ser uma boa ideia é imitar a ação que é causada pelos vulcões para assim manter o aquecimento global sob controle. Essa estratégia é conhecida como geoengenharia.

Para isso, é preciso criar nuvens ou pulverizar ácido sulfúrico na estratosfera. Para que compense alguns dos impactos da humanidade no clima global. Ainda não se sabe se a explosão do vulcão Agung expelirá gases e cinzas suficientes para causar um impacto que seja considerável em nosso clima. O que se sabe ao certo é que a erupção do vulcão Agung, em 1963, reduziu as temperaturas globais em 0,1% e 0,2 graus Celcius durante um ano.

Próxima Matéria
Via   Actualidad  
Imagens Twitter
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+