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Escola alemã deixou os alunos chegarem 1 hora mais tarde e esse foi o resultado

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Acordar cedo pode ser uma verdadeira tortura para muita gente, principalmente, os adolescentes que frequentam a escola. E como a nossa sociedade moderna está passando por uma crise de privação do sono, talvez, seja interessante prestar mais atenção nisso. Pelo menos, é isso que sugerem novas pesquisas sobre o sono dos jovens.

Pesquisadores nos Estados Unidos e em todo o mundo vem investigando há algum tempo. E principalmente, quais os benefícios de começar o dia letivo mais tarde. E os resultados iniciais, nesse sentido, se mostraram bastante promissores. Embora sejam um pouco limitados, tanto o número, quanto a natureza dos experimentos feitos até agora. Mas o fato é que uma escola na Alemanha, decidiu colocar isso em prática, para ver como os alunos reagiriam a essa mudança no horário. Assim, eles entrariam na escola uma hora mais tarde. E essa alteração trouxe uma série de melhoras significativas aos alunos, tanto na qualidade do sono, quanto no desempenho escolar.

Mudança do horário letivo

Até então, quase todos os estudos nessa área, analisaram os efeitos de uma mudança estática no horário de início das aulas nas escolas. A ideia é iniciar todas as atividades escolares, uma hora mais tarde. E foi exatamente isso que fez a escola alemã, Alsdorf Gymnasiumm, no oeste da Alemã. A escola, inclusive, chegou a ganhar um prêmio por métodos de ensino inovadores e pela prática de um sistema educacional, chamado Plano Dalton. Esse que foi desenvolvido originalmente nos Estados Unidos.

O Plano Dalton é baseado em métodos de ensino flexíveis, adaptados aos alunos de forma a ajudar os alunos a aprenderem no seu próprio ritmo. Escolas do mundo inteiro já utilizam desses princípios. Mas, recentemente, o ensino médio de Alsdorf ofereceu uma oportunidade única. A chance de estudar com um sistema focado nos alunos carentes de sono.

“Tivemos a oportunidade de estudar os efeitos dos horários de início das aulas, quando uma escola na Alemanha decidiu introduzir horários de início flexíveis para seus alunos mais velhos”, explica Till Roennberg, líder da pesquisa.

“Em vez de partidas fixas às 8 horas da manhã, nesse novo sistema flexível, os alunos mais velhos podem decidir se devem começar às 8 da manhã ou às 9 da manhã. Isso com a possibilidade de participar ou pular o primeiro período (um período de auto-estudo)”.

O estudo

Durante nove semanas, a equipe de pesquisadores focaram em mensurar os efeitos dessa mudança de sistema, nos alunos em séries mais avançadas. Enquanto isso, os alunos de séries anteriores ainda tinham que comparecer à escola às 8 horas da manhã todos os dias. Os alunos mais velhos, em contrapartida, tinham a opção de chegar uma hora depois para as aulas. A ideia era compensar o período de sono que lhes faltava.

Nessas nove semanas, sendo três delas introdutórias, os pesquisadores colheram dados do sono diariamente dos alunos que participaram do experimento. Eles coletaram ainda dados de movimento de dispositivos de monitor de sono, usado no pulso de alguns dos alunos.

Por fim, os pesquisadores descobriam que, dar aos alunos, a oportunidade de adiar, em uma hora, o início das aulas, mesmo que por uma hora, lhes dava um tempo a mais de sono benéfico.

“Em nosso estudo, virtualmente todos os estudantes participantes (97%) se beneficiaram com os horários de início mais tarde. Dormindo mais durante o horário escolar com um horário de trabalho 9 horas”, explicam os pesquisadores em seu artigo. “É importante ressaltar que não apenas o benefício geral foi universal, mas também a magnitude do benefício foi semelhante nos fatores importantes. Tais como cronótipo, gênero, nota e frequência de partidas posteriores”.

Essa é uma descoberta interessante e que pode ajudar e muito no aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Sem contar o grande benefício do sono qualificado.

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