História

Esfinge milenar foi encontrada no Egito

0

Cientistas egípcios enquanto retiravam água acumulada em uma área de escavação no templo Kom Ombo, no Vale de Aswan, acabaram encontrando uma esfinge milenar de arenito. O artefato pode ter mais de 2 mil anos de idade. Encontrada no lado sudeste do templo, a peça pode ter pertencido à época ptolomaica (323-20 a.C.).

No local onde a esfinge foi encontrada, há dois meses foi encontrado duas peças de arenito do rei Ptolomeu V. O arenito se forma em leitos de areia no mar ou em áreas baixas nos continentes. Segundo Abdel Moneim Saeed, diretor-geral de Antiguidades em Aswan, mais estudos se fazem necessários para conseguir reunir mais informações a respeito do objeto encontrado.

As descobertas

Segundo o especialista, as peças encontradas possuem inscrições hieroglíficas e demóticas. Os artefatos então foram transferidos para o Museu Nacional da Civilização Egipcia, em Fustat, onde serão analisadas e possivelmente farão parte da coleção do museu.

Uma expedição organizada pela Universidade do Alabama em Birmingham e o Ministério de Antiguidades do Egito, em paralelo às recentes descobertas no templo de Kom Ombo, encontraram 802 túmulos de idade aproximada de cerca de 4000 mil anos a.C. Os túmulos foram encontrados no complexo funerário do Reino Médio Egípcio, em Lisht.

De acordo com os pesquisadores da expedição, usando tecnologia GPS e um banco de dados, eles puderam concluir que os túmulos poderiam abrigar até oito corpos de uma única vez. Dessa forma, eles poderiam abrigar os restos mortais de várias gerações de uma mesma família. Esses túmulos, ainda segundo os cientistas, foram esculpidos em rocha e cercados por tijolos e calcário.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

7 coisas poderosas que a Korra pode fazer e o Aang não

Artigo anterior

Essas são as principais disciplinas de 7 escolas espalhadas pelo mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido