A dengue afeta os brasileiros há um bom tempo. Só para vocês terem uma ideia, segundo dados do G1, até o dia 6 de julho a doença já tinha matado 62 pessoas só em 2018. Além disso foram mais de 1659 casos confirmados apenas esse ano, segundo o boletim do Ministério da Saúde.
Mas como poderíamos acabar de vez com o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue? Segundo alguns pesquisadores australianos, pela primeira vez eles conseguiram erradicar a dengue em uma cidade inteira. Como fizeram isso? Usando mosquitos. A gente conta mais detalhes para vocês.
Como uma cidade australiana conseguiu erradicar a dengue
A solução foram os mosquitos criados em cativeiro. Os mosquitos estavam com uma bactéria natural e foram liberados na cidade de Townsvillem, onde acasalaram com os mosquitos que já habitavam a cidade.
A bactéria no caso é a Wolbachia, que dificulta a transmissão da dengue. Depois de infectarem e soltarem os mosquitos, a cidade está livre da dengue desde 2014. Alguns pesquisadores da Universidade Monash também acreditam que essa mesma ideia pode combater doenças causadas por mosquitos, como zica e malária.
Ao longo de 4 temporadas, os pesquisadores soltaram os mosquitos portadores de Wolbachia em 66 quilômetros quadrados no estado de Queensland, com 187 mil habitantes. A comunidade inteira abraçou o projeto, tanto que até mesmo crianças ajudavam a soltar os mosquitos infectados.
Mas então, será que essa seria uma boa solução para acabar com a dengue no Brasil? A boa notícia é que já existe um processo em andamento na cidade do Rio de Janeiro. Os mosquitos foram soltos nos lugares mais críticos da cidade e agora nos resta esperar para saber como foram os resultados obtidos por lá.
A cidade de Townsville, pelo que sabemos, foi a primeira experiência bem sucedida em larga escala, o que nos dá esperanças de que é possível que a dengue seja erradicada em todo o Brasil.
Mas e você, já conhecida essa maneira de combater os mosquitos da dengue? Comentem!