cachorro é o melhor amigo do homem. Eles podem fazer companhia para seus donos, os ajudar a andar, caso sejam cegos, servir como método de terapia para alguma doença. Do mesmo modo, também alegrar o ambiente em que estão.

Essa amizade já dura séculos, e por isso, o animal é considerado o melhor amigo do homem. Além de fazerem companhia para seus donos, os cachorros são capazes de salvar vidas.

Todo amante de cachorros sabe a felicidade que é, ao chegar em casa, encontrar o animal todo animado, esperando pelo seu dono. E também entende o significado de amor, mesmo o animal dando trabalho algumas vezes. O impossível é que os donos não se apeguem a eles. Do mesmo modo, a companhia dos cães se torna uma coisa imprescindível.

E querer seu cachorro ao seu lado em todos os momentos pode ser um sonho de muita gente. Ainda mais se você é uma pessoa que ama videogames, com certeza, já se imaginou  dentro  de algum jogo. E também já deve ter imaginado como o seu cachorro seria dentro de um game.

Para a sorte dos amantes de games e donos de pet, um novo sistema de captura de movimento consegue criar avatares digitais dos cachorros depois de filmá-los com uma câmera.

Publicidade
continue a leitura

A digitalização de um cachorro, geralmente, é feita como a de uma pessoa. Ou seja, envolve várias câmeras e uma versão para cachorros da roupa de captura de movimentos que é revestido com bolas.

Mas graças a uma equipe de cientistas da Universidade de Bath toda essa parafernália não é mais necessária. Eles conseguiram um desenvolvimento incomum, mas que pode melhorar bastante várias áreas. Indo desde a animação até os cuidados veterinários.

Digitalização

Publicidade
continue a leitura

A equipe começou o processo com a roupa que é usual, ou seja, com várias câmeras e o traje de captura de movimento. Depois de terem treinado um modelo de computador na maneira de andar e poses de 14 raças de cachorros, todo o hardware extra, no entanto, foi desnecessário.

Agora é somente necessário uma única câmera, a RGBD. Ela também consegue registrar a distância dos objeto. E é suficiente para que o modelo consiga detectar e prever de forma precisa os movimentos de um cachorro. E também consiga recriá-los virtualmente.

"Para a indústria do entretenimento, nossa pesquisa pode ajudar a produzir um movimento mais autêntico de animais virtuais em filmes e videogames. Os donos de cães também podem usá-lo para fazer uma representação digital em 3D de seu animal de estimação em seu computador. O que é muito divertido”, disse Sinéad Kearney, pesquisador da Bath.

Publicidade
continue a leitura

Outros usos

Além de ser uma coisa divertida e que pode ser usada em jogos, essa tecnologia também pode ser usada como uma ferramenta valiosa para os veterinários. Eles podem monitorar a saúde dos cachorros.

"Essa tecnologia nos permite estudar o movimento de animais. O que é útil para aplicações como a detecção de claudicação em um cão. E a medição de sua recuperação ao longo do tempo”, concluiu Kearney.

Publicado em: 19/06/20 13h21