Curiosidades

Essas roupas fazem fotossíntese e purificam o ar ao seu redor

0

Não restam dúvidas de que o planeta precisa ser salvo. Se isso não acontecer o quanto antes, o futuro não será muito promissor para ninguém. Então, está mais do que na hora de todos começarem a lutar pela saúde da Terra. Se cada um fizer a sua parte já é um bom começo. Até porque, se todo mundo tivesse feito isso, o mundo não precisaria ser salvo. Então, a hora é agora, antes que seja tarde demais, ou pior do que já está.

Em meio às sacolas reutilizáveis, fraldas de pano, consumo consciente, sustentabilidade, e tudo mais, muita gente já tem se engajado nessa missão de salvar o mundo. Indústrias inteiras surgiram para atender essa necessidade, sendo socialmente responsáveis, com o intuito de deixar um mundo melhor para as futuras gerações.

A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. Segundo os dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), ela sozinha é responsável por 10% das emissões globais anuais de carbono.

Por isso e por conta de uma preocupação com o meio ambiente, a estilista canadense-iraniana Roya Aghighi decidiu criar um “tecido vivo” e sustentável. A sua criação, além de ser biodegradável faz fotossíntese e purifica o ar ao redor.

Tecido

Roya inventou esse tecido em parceria com cientistas da University of British Columbia (UBC). Ele é um tecido biodegradável feito de algas, chamadas Chlamydomonas reinhardti, que fazem fotossíntese e purificam o ar.

Como resultado eles conseguiram uma  peça transparente parecida com um manto de linho. Ela tem capacidade de respirar e transformar dióxido de carbono em oxigênio.

Segundo a estilista, o processo de biogarmentação é ativado quando o tecido  é exposto à luz solar. A peça tem que ter alguns cuidados, como por exemplo, borrifar água uma vez por semana para que ela “sobreviva”.

O objetivo é fazer com que as pessoas cuidem das suas roupas do mesmo jeito que elas cuidam de suas plantas. E com isso criando uma relação sustentável e de desapego. Até porque o tecido tem uma vida curta. Ele pode ser usado somente durante um mês.

Alternativa

Esse tecido biodegradável ainda está em seu estágio inicial tanto de pesquisa como de design e ainda vai demorar para que ele consiga ser produzido em massa.

Mesmo assim, a ideia desse tecido já é uma alternativa. Além de ser um convite para que toda a indústria da moda comece a repensar sua forma de produção. E também comece a tomar atitudes a respeito das suas grandes emissões de carbono.

Como seriam 10 princesas da Disney no estilo gótica suave

Artigo anterior

Nova enquete revela as aberturas de anime mais populares

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido