Curiosidades

Essas são as 5 teorias de multiverso

0

Você já parou para pensar se o universo em que vivemos é realmente o único existente? Na verdade, o nosso universo pode ser apenas um de um número infinito de universos que compõem um multiverso.

O multiverso é um termo usado para descrever um conjunto hipotético de universos que são possíveis, incluindo o que vivemos. Essa totalidade de universos corresponde também à totalidade do espaço, tempo, matéria, energia e leis constantes da física. Nós somos acostumados a ver esse conceito de multiverso em vários enredos de ficção científica, mas essa ideia também é uma extrapolação de algumas teorias científicas. E nas últimas décadas, essa ideia tem ficado cada vez mais popular entre os físicos. Nós mostramos aqui algumas teorias.

1 – Inflação eterna

Essa é uma das teorias mais populares sobre o começo do universo. Segundo ela, o universo foi criado a partir de uma flutuação quântica de um campo chamado ínflaton. E por isso, várias outras flutuações iguais existiriam e dariam origem a infinitos universos. E por esse processo nunca acabar, ele é chamado de inflação eterna.

Os outros universos podem ter o mesmo tipo de matéria que o nosso, diferindo apenas no arranjo de cada, ou então ser matérias completamente diferentes. Esse mesmo princípio pode ser visto com as leis da natureza, que podem ser parecidas ou não. E tudo é possível com a preservação de três aspectos, espaço, tempo e matéria.

2 – Cenário da teoria das cordas

Essa teoria surgiu com o entendimento de que as leis da natureza não são iguais às que nós observamos. Ela permite a existência de várias leis naturais diferentes, e diz que delas viriam a origem de universos diferentes do nosso. E essa teoria combina bastante com a ideia de inflação eterna, tanto que as duas teorias costumam ser combinadas.

3 – Muitos mundos

Essa é uma interpretação possível da mecânica quântica. Nela, as interpretações são feitas se baseando em probabilidades. Por exemplo, uma partícula pode ir da direta para esquerda com 50% de probabilidade.

Se essa é uma das opções, o que acontece com a outra? Nesse caso, os físicos não pensam muito nisso porque, nesse teoria dos muitos mundos, assume-se que todos os possíveis resultados podem existir. E cada um deles existe em um universo separado. Por isso, nós vivemos em apenas um dos vários universos, mas não conseguimos enxergar os demais.

4 – Hipótese da simulação

Essa teoria é bastante compreensível para aquelas pessoas que jogam videogames. Há horas em que os gráficos são tão bons que se parecem mundo real. E essa hipótese é justamente isso, a de que vivemos em um mundo virtual, programado por seres mais inteligente e mais avançado tecnologicamente.

E por essa ser uma possibilidade, não tem porque acreditarmos que o nosso universo seja a única simulação criada. Portanto, outros universos simulados podem existir e isso torna a ideia uma das possibilidades do multiverso.

5 – Universo matemático

Essa ideia foi trazida pelo professor de física e cosmologia, Max Tegmark, em seu livro Our Mathematical Universe: My Quest for the Ultimate Nature of Reality. E como o próprio nome sugere, ela presume que tudo é matemática e que nós estamos observando apenas uma parte do todo. E a parte que conseguimos ver de toda essa matemática é o que chamamos de nosso universo. Então, o resto de toda essa matemática é basicamente os outros universos.

Conheça a outra Viúva Negra da Marvel

Artigo anterior

7 vezes em que atores e atrizes ”bonzinhos” viveram papéis obscuros

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido