Ciência e Tecnologia

Essas são as provas de que ficar sozinho faz bem para a saúde

0

Muitas pessoas se sentem presas à outras e por isso optam sempre por estarem acompanhadas. Muitos acreditam ser impossível encontrar a felicidade sozinhos. Isso é algo tão sério que acaba criando alguns relacionamentos abusivos. Pessoas se aproveitam disso para usar outras, pois sabem do seu medo de acabarem sozinhas e sofrerem. Por mais que gostemos de alguém, devemos sempre tirar um tempinho para nós mesmos. Sair para beber com os amigos, ou até mesmo sozinho, pegar um cinema sem interrupções ou ler ouvindo uma música relaxante. É algo essencial a nossa individualidade e nossos momentos pessoais.

Existem provas de que ficar sozinho é extremamente bom para a saúde mental e física. Essas pessoas que costumam reservar um tempinho do seu dia para ficarem sozinhas estão menos propensas a sofrer de estresse e riscos de depressão ou ansiedade. Elas acabam investindo em algumas atividades criativas durante esse momento. Isso foi confirmado em um estudo realizado pela Universidade de Buffalo, Estados Unidos, que destacou que a solidão intencional, que é completamente diferente do isolamento social, traz diversos benefícios ao nosso bem estar e saúde mental.

Ficar sozinho não é tão ruim assim

De acordo com a pesquisa realizada, 295 pessoas foram abordadas a respeito do que achavam da solidão. Além disso, foram questionadas sobre como usavam o tempo para si. O questionário levantado mostrou que o momento a sós garante uma privacidade que desejamos há muito tempo e ainda nos permite a produção de atividades criativas, coisas que fazem relaxar ainda mais. Os estudiosos ainda observaram que intervalos intencionais de solidão têm muitas coisas benéficas mais imediatas para o nosso pensamento como um todo, envolvendo as atividades criativas.

É comprovado que a criatividade por si só já reduz o nosso estresse, assim ajudando o nosso sistema nervoso central a trabalhar com maior eficiência e a liberar a dopamina, considerado um neurotransmissor do prazer. Isso nos prova com facilidade os benefícios de quem gosta de ficar sozinho com sua música ou um bom livro.

E aí, você sabia desses benefícios? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que esse feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

7 formas diferentes de treinar seu cérebro e se tornar mais inteligente

Artigo anterior

Essas são as regras que os turistas brasileiros precisam seguir ao visitar a Coréia do Norte

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido