Curiosidades

Esses benefícios vão te mostrar porque incluir uma soneca na sua rotina

0

Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo, tomar um banho e dormir. Um sono saudável é extremamente importante para recuperar seu corpo e prepará-lo para um novo dia. E mesmo que você seja uma pessoa que não goste muito de dormir, todos nós precisamos de uma boa noite de descanso. E cada um de nós temos os nossos hábitos de sono. Seja um cochilo ou uma longa noite todos nós dormimos.

E entre os hábitos de sono, um muito falado é a famosa soneca. Nesses tempos em que muita gente está trabalhando remotamente em casa é possível encaixar alguns minutinhos de sono na rotina diária. E tirar uma soneca não é somente pelo prazer de não fazer nada, mas também pelo benefício que ela pode ter na sua saúde.

Pode parecer estranho, mas é verdade. O descanso da soneca faz bem e aumenta sua produtividade e não o contrário. Então mostramos alguns benefícios que a soneca pode te trazer.

O brasileiro tem dormido cada vez menos. Em média, nós dormimos somente 6,4 horas por dia, o que é menos  do que os trabalhadores chineses, americanos e britânicos. Essa não é uma boa medida. Além de ser quase natural relacionar essa informação com o fato de o Brasil ser o país com maior prevalência de ansiedade no mundo todo.

Então, a soneca no meio do dia não apenas faz bem para a própria pessoa como também para a sociedade. Isso porque a privação de sono na economia causa perdas bilionárias na economia e diminui a produtividade tanto de empresas como de trabalhadores.

Benefícios

Visto isso, é importante que se foque na boa e velha soneca. Os seus benefícios para a saúde são vários. Como por exemplo, em somente seis minutos, as sonecas no meio do dia aumentam a capacidade motora das pessoas e até sua atenção.

De acordo com um estudo da NASA, os pilotos que dormiram uma hora antes de pegar uma aeronave militar tiveram o dobro de atenção e também tiveram um desempenho 34% na pilotagem do que aqueles que não deram essa descansada.

Além disso, um outro benefício da soneca está no apoio que ela dá ao sistema imunológico. Isso porque essas horas de sono conseguem equilibrar a produção de citocinas e também faz com que o sistema  imune consiga agir de uma maneira melhor. Como se isso já não fosse o bastante, a soneca também diminui a chance de um excesso de proteínas que podem prejudicar o corpo.

“Os distúrbios do sono tornam o organismo mais susceptível a doenças infecciosas devido a uma resposta imunológica inadequada de combate a patógenos ou agentes infecciosos”, disse Lenise Kim, doutoranda em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membra-diretora da Associação Brasileira do Sono.

Soneca

Como dito anteriormente, a soneca beneficia também a economia. Segundo estudos feitos pelo Centro de Divulgação sobre o Sono, em parceria com a Academia Americana de Medicina do Sono e o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, foi visto que a baixa produtividade dos trabalhadores com privação de sono custa 136 bilhões de dólares para as empresas dos EUA.

Com tantos benefícios é bom colocar a soneca no seu dia-a-dia, e o melhor momento para ela é depois do almoço. “Parece claro que a natureza determinou que adultos devem tirar sonecas no meio do dia, provavelmente para fugir do sol quente do meio-dia”, concuiu William Dement, ex-diretor do Clínica de Pesquisa sobre o Sono da Universidade de Stanford.

10 curiosidades sobre o corpo humano

Matéria anterior

Estudo descobriu 14 descendentes de Leonardo da Vinci vivos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar