Curiosidades

Esse cálculo fará você descobrir quanto tempo sua relação vai durar

0

É pouco provável que alguém entre em um relacionamento com a intenção de que não dure muito, não é mesmo? A não ser que a carência esteja em níveis elevadíssimos, é algo difícil de acontecer afinal, é preciso se esforçar muito e manter toda a dedicação possível para que um relacionamento floresça. Bom, se você acha que já encontrou o amor da sua vida, talvez tenha feito algumas perguntas para si mesmo, por exemplo, será que realmente vai durar? O que é preciso fazer para que nunca acabe? Como ser feliz pra sempre?

Bom, por incrível que pareça, existe uma fórmula matemática que pode responder essas perguntas e tudo que você precisa é ter um pouquinho de paciência e não vamos negar… Também precisa entender um pouquinho de cálculo pra descobrir! De acordo com a matemática Hannah Fry, que trabalha no Centro de Análise Espacial Avançada, em Londres, uma fórmula pode resolver esse tipo de questionamento.

Ela possui um livro chamado “Os matemáticos do amor“, e em uma palestra cedida a um programa de Londres, conta que o segredo para descobrir as probabilidades do relacionamento dar certo, está no quão negativo ou positivo pode ser um casal (tratados de forma individual) durante uma conversa. Em seu livro ela ainda aborda o trabalho do psicólogo John Gottman e sua equipe, pioneiros no que tange o desenvolvimento de uma fórmula para casais. Ao longo de anos, observaram centenas de casais se atentando para suas expressões faciais, frequência cardíaca, condutividade da pele e pressão arterial, tudo isso enquanto estavam na presença um do outro.

Descobriram que os casais com menores riscos de um rompimento mantinham interações mais positivas entre si, enquanto aqueles que eram negativos um com o outro tinham as maiores chances de um término. Pode ser algo bastante óbvio, mas foram estes estudos que possibilitaram o desenvolvimento da fórmula em questão, a partir da observação do comportamento.

De acordo com Fry, “nos relacionamentos em que ambos os parceiros se consideram felizes, o mau comportamento é descartado como incomum”. Seria como se uma mulher assumisse que o mau humor do marido é consequência do estresse do trabalho, ou devido a uma noite mal dormida, por exemplo. Isso faria com que os parceiros entendessem um ao outro, sem colocarem culpa em algo que não existe. Um relacionamento ruim considera o mau comportamento como uma norma. Neste caso, a esposa pode achar que o mau humor do marido é um traço de egoísmo, e que é típico dele.

Na realização de seu projeto, Gottman se aliou a um matemático chamado James Murray, e começaram a tentar entender como funcionam de fato, os espirais da negatividade. Por fim, eles apresentaram a seguinte equação, que seria capaz de prever o quão positivo ou negativo será o homem e a mulher na próxima conversa que tiverem:

Pareceu complicado? Bem, vamos lá! A primeira equação, a da linha superior, é a da mulher, portanto, a de baixo corresponde ao homem. Elas podem dizer o quão positivo ou negativo é a próxima coisa que um deles diz durante a conversa. Na dela, o “w” se refere ao seu humor de forma geral. O “rwWt” representa o humor enquanto está com o companheiro, e o “HW” mostra  como as ações de seu parceiro a influenciam. Neste caso, a equação masculina segue o mesmo padrão. Basta colocar os valores que você daria para cada situação em questão.

Murray e Gottman descobriram que a influência que um exerce sobre o outro é o fator que mais importa. O que eles chamaram de “limiar da negatividade” pode identificar quando a mulher fica tão frustrada com seu companheiro que passa a gir de forma extremamente negativa. De forma bastante curiosa, Fry explica que julgava o oposto: para ela, se um relacionamento fosse envolvido em muita negatividade significaria que ambos estavam focados em compromisso e só colocariam em pauta um problema caso fosse realmente um “grande negócio”.

Em relações com menor negatividade, o casal se permite errar e reclamar, trabalhando juntos para consertar os pequenos problemas que surgem vez ou outra, sendo que neste caso, o sentimento que existe entre eles não é desgasto e as pequenas coisas não se transformam em um pesadelo monstruoso.

Portanto, a fórmula pode sim ser usada para te ajudar a descobrir quanto tempo seu relacionamento irá durar. Caso os resultados sejam na maioria das vezes negativos, é bem provável que seja uma perda de tempo continuar com aquilo. De acordo com Fry “a matemática nos deixa uma mensagem positiva para nossos relacionamentos“.

E então pessoal, o que acharam? Conheciam essa fórmula? Sabem da existência de outra? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

8 filmes que passam mensagens terríveis

Artigo anterior

10 imagens que mostram as verdadeiras histórias sombrias das animações da Disney

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido