Mundo Animal

Esse é o mamífero venenoso que sobreviveu ao asteroide que devastou os dinossauros

0

Antes de mais nada, vocês sabiam que existem mamíferos venenosos? Pois bem, alguns exemplos que podemos citar são o lóris lento, musaranho, toupeira, ornitorrinco e o agouta. E é esse último animal citado que queremos trouxemos em pauta hoje para os nossos leitores. Esse pequeno mamífero é da espécie solenodonte-haitiano e habita o planeta Terra há aproximadamente 65 milhões de anos.

Muito tempo, não!? Pois fiquem vocês sabendo que esse animal vivem por aqui quando o asteroide atingiu o nosso planeta. Sim, eles viveram com os dinossauros e não foram extintos. Mas como assim esses animais sobreviveram e os dinossauros não? A gente conta para vocês mais detalhes sobre essa espécie curiosa.

O agouta

Pesquisadores da Universidade de Mayaguez, em Porto Rico, sequenciaram o genoma de algumas espécies de agoutas. O estudo, que está disponível para acesso no periódico GigaScience, descobriu que a espécie viveu há 65 milhões de anos.

Com cerca de 49 a 72 centímetros e pesando aproximadamente um quilo, esse animal passa um bom tempo de sua vida em túneis em baixo da terra. Eles dão a cara na superfície somente na hora de caçar, visando sempre invertebrados pequenos e grandes.

Esse animal pode ser fofo, mas não se engane, ele tem glândulas salivares modificadas na língua que podem matar um animal em poucos segundos. Com grandes garras, focinho flexível e tetas mamais posicionadas atrás do corpo, o agouta tem características bem diferentes da maioria dos mamíferos.

Infelizmente o agouta está ameaçado de extinção e pode ser encontrado em regiões como Cuba e Ilha de São Domingos, no Haiti.

Por fato de estar ameaçado de extinção, os estudiosos tiveram dificuldade em sequenciar o seu DNA. O fato de estar isolada há mais de 10 milhões de anos fez a espécie adquirir características endogâmica, ou seja, grande parte da prole é formada por relações consanguíneas.

Mas e você, sabia da existência desse animal? Comente!

Conheça a história por trás do fantasma da Casa Branca

Artigo anterior

7 bebidas que causam mais ressaca

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido