Ciência e Tecnologia

Esse é o porquê de você inconscientemente virar seu rosto para a direita quando beija

0

Se você já viveu a experiência de beijar na boca de alguém, se lembra para qual lado você virou o rosto? Existem grandes chances que para que as bocas envolvidas se encaixem bem, você descolocou o rosto para a direita, sem pensar. A verdade é que praticamente todo mundo se inclina para a direita durante os beijos, e isso pode ter a ver com uma questão de praticidade, segundo a ciência.

Pesquisadores acreditam que essa tendência de inclinação para o mesmo lado pode ser causada por um motivo ergonômico. De acordo com um novo estudo realizado por uma equipe de neurocientistas e psicólogos de todo o mundo, a inclinação para a direita no momento de intimidade é natural para evitar a colisão dos narizes durante os beijos.

Para o estudo, 48 casais casados de Bangladesh participaram de pequenas sessões de intimidade em casa. Depois dos beijos, cada cônjuge saía para um quarto separado onde respondia questionários sobre o início do ato e a direção em que as cabeças foram inclinadas.

Segundo os resultados, mais de dois terços dos casais moviam a cabeça para a direita durante o beijo, sem pensar. Além disso, os homens apareceram como responsáveis por iniciar os beijos com muito mais frequência. Os números mostraram que eles tomavam a iniciativa cerca de 15 vezes mais do que as mulheres.

De uma forma considerada previsível para os pesquisadores, o fato de uma pessoa ser destra ou canhota apresentou influência nos resultados de inclinações para direta ou esquerda. As pessoas que recebiam o beijo e não tomavam a iniciativa, no entanto, apenas respondiam às preferências do parceiro. Quem tentava seguir uma inclinação independente e acaba espelhando o movimento do beijo (se inclinando para a esquerda enquanto a outra pessoa se inclinava para a direita, por exemplo), relatou a posição como desconfortável.

A preferência percebida no estudo pode ser percebida em outras situações, não só no beijo, segundo os pesquisadores. O autor do estudo, Dr. Rezaul Karim, da Universidade de Dhaka, em Bangladesh, declarou que a inclinação da cabeça é uma das primeiras influências vistas no desenvolvimento humano.

“Mesmo no útero, a preferência por virar a cabeça para o lado direito pode ser observável antes de perceber se a mão ou o pé direito é dominante”, explicou o cientista.

A partir da observação dos resultados, a equipe de Karim acredita que a reação de inclinação da cabeça para a direita pode ser um resultado natural. Como a pesquisa foi realizada em Bangladesh, onde os beijos costumam ser trocados em ambientes privados e não são percebidos com frequência em público, nem mesmo em filmes, o movimento acaba sendo natural, sem influência de outras pessoas.

Apesar de considerar os resultados interessantes, a antropóloga Helen Fisher declarou que não achou na da surpreendente. “Apesar das mulheres geralmente serem as primeiras a iniciar conversas com homens ou agir de forma insinuante com um toque no braço, existe um estágio do flerte chamado de ‘iniciativa de transferência’ em que o homem pega os sinais e responde a partir do beijo”, declarou.

Leia nosso texto que indica como interpretar de maneira correta os sinais dele/a.

Além da preferência por virar a cabeça, Fisher lembra que a posição é a mais funcional durante um beijo. “Existem dois narizes entre um casal e eles precisam encontrar uma maneira de driblar isso”, destaca. “Assim como duas peças de quebra-cabeça, as pessoas precisam se encaixar.”

Estudos anteriores já haviam mostrando que os homens são os primeiros a tomar a iniciativa para o beijo, ao menos em situações que precedem o sexo. Um pequeno estudo realizado com 170 norte americanos descobriu que as pessoas do sexo masculino apresentam uma tendência a iniciar atos que podem aumentar a chance de sexo, como o beijo. Por outro lado, as mulheres preferem buscar atos de carinho e intimidade depois do sexo.

O que achou da pesquisa? Se você está na minoria que prefere virar a cabeça para o outro lado, será que isso está ligado ao fato de você ser canhoto? Conte para a gente nos comentários e divulgue a informação para tirar essa dúvida da cabeça de todos.

8 coisas que você não fazia ideia sobre a Torre Eiffel

Artigo anterior

5 atores que falaram mal de filmes que participaram

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido