Entretenimento

Esse garoto autista era obcecado por mapas e isso transformou sua vida

0

Matej Hosek é um garoto de 13 anos, nascido na República Tcheca. Médicos informaram para a família que o menino se desenvolvia de uma forma ‘única’ desde os seus nove meses de idade. Mesmo com algumas suspeita de doenças, ele só foi diagnosticado com a síndrome de Asperger, um transtorno de espectro autista.

Crianças com Asperger não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento e nem sofrem com o comprometimento cognitivo grave. Algumas das pessoas que sofrem dessa síndrome podem escolher temas do seu interesse, e podem falar deles por longos períodos de tempo, repetidamente.

Desde o início, a família tentou se adaptar o máximo possível para que Hosek tivesse um vida normal. Sua mãe deixou de lado a carreira como jornalista para criar alguns hábitos para organizar a vida do garotinho. A organização é muito importante para quem convive com a síndrome. Graças aos esforços dessa mãe foi possível que o garoto frequentasse uma escola, com a companhia de uma assistente.

Amor por mapas

Mesmo com tudo isso Hosek sempre foi uma criança barulhenta, “Passava a maior parte do dia chorando’, com a mãe. Por causa de um desses momentos de choros na rua a mãe de Hosek teve uma ação que mudaria a vida deles. “Coloquei em suas mãos um mapa do transporte público, e então ele se acalmou”, lembrou a mulher.

Não demorou muito para o garoto se apaixonar por mapas de transporte. Ele conhece o mapa do metrô de Londres de cabeça e todos os seus detalhes. Logo Hosek começou a desenhar seus próprio mapas. O primeiro deles, imaginário, nomeado de “cidade dos Idiotas”, o que representava o que ele se sentia. A amor de fazer isso foi tão longe que o menino passou a copiar o mapa de diversas partes do mundo e até mesmo recapitular alguns deles que ele não acreditava estar certos.

Após verem um documentário “Dior e Eu”, surgiu a ideia de transformam os desenhos de Hosek em sua própria coleção de moda. O que aconteceria eventualmente durante a Semana de Moda em Praga, em 2016. Todos os lucros obtidos foram doados para a Fundação Auttalk, que auxilia crianças autistas.

Mapas

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

8 animes mais bizarros de todos os tempos (que você precisa assistir)

Artigo anterior

Essa modelo gerada por computador está confundindo a internet

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido