• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse garoto autista era obcecado por mapas e isso transformou sua vida

POR Gustavo Camargo    EM Entretenimento      01/03/18 às 19h35

Matej Hosek é um garoto de 13 anos, nascido na República Tcheca. Médicos informaram para a família que o menino se desenvolvia de uma forma "única" desde os seus nove meses de idade. Mesmo com algumas suspeita de doenças, ele só foi diagnosticado com a síndrome de Asperger, um transtorno de espectro autista.

Crianças com Asperger não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento e nem sofrem com o comprometimento cognitivo grave. Algumas das pessoas que sofrem dessa síndrome podem escolher temas do seu interesse, e podem falar deles por longos períodos de tempo, repetidamente.

Desde o início, a família tentou se adaptar o máximo possível para que Hosek tivesse um vida normal. Sua mãe deixou de lado a carreira como jornalista para criar alguns hábitos para organizar a vida do garotinho. A organização é muito importante para quem convive com a síndrome. Graças aos esforços dessa mãe foi possível que o garoto frequentasse uma escola, com a companhia de uma assistente.

Amor por mapas

Mesmo com tudo isso Hosek sempre foi uma criança barulhenta, "Passava a maior parte do dia chorando", com a mãe. Por causa de um desses momentos de choros na rua a mãe de Hosek teve uma ação que mudaria a vida deles. "Coloquei em suas mãos um mapa do transporte público, e então ele se acalmou", lembrou a mulher.

Não demorou muito para o garoto se apaixonar por mapas de transporte. Ele conhece o mapa do metrô de Londres de cabeça e todos os seus detalhes. Logo Hosek começou a desenhar seus próprio mapas. O primeiro deles, imaginário, nomeado de "cidade dos Idiotas", o que representava o que ele se sentia. A amor de fazer isso foi tão longe que o menino passou a copiar o mapa de diversas partes do mundo e até mesmo recapitular alguns deles que ele não acreditava estar certos.

Após verem um documentário "Dior e Eu", surgiu a ideia de transformam os desenhos de Hosek em sua própria coleção de moda. O que aconteceria eventualmente durante a Semana de Moda em Praga, em 2016. Todos os lucros obtidos foram doados para a Fundação Auttalk, que auxilia crianças autistas.

Mapas

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Novaescola  
Imagens Hypeness
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+