• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse incrível mapa mostra nosso sistema solar como jamais visto

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      18/06/19 às 18h24

O Sistema Solar é formado pelo Sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Nosso sistema solar fica em um dos espaços da Via-Láctea, sendo formado pela estrela solar e por tantos outros corpos celestes ao seu redor. Destes, podemos citar a lua, asteroides, planetas e seus satélites, junto de tudo aquilo que estiver presente no espaço sideral.

Os cientistas ainda têm várias dúvidas a respeito do nosso sistema solar. E mesmo com pesquisas e descobertas, ainda existem muitas coisas lá fora que continuam desconhecidas. Mas sempre que a ciência avança, uma coisa nova é descoberta ou então hipóteses conseguem ser provadas.

Alguns séculos atrás, as pessoas pensavam que tinham mais de oito planetas. E erroneamente, classificaram asteroides como planetas e descobriram planetas inexistentes. Algumas das previsões estavam certas e outras totalmente fora da curva. E com erros e acertos, o nosso sistema solar foi tomando uma forma para os cientistas e para nós que somos leigos no assunto.

Se você é uma dessas pessoas que mesmo com alguém te explicando as coisas tem dificuldades de imaginar como elas realmente são ou como ficam em um espaço o trabalho de Eleanor Lutz pode te ajudar. Essa estudante de doutorado em biologia na Universidade de Washington tem um grande talento para visualizações científicas.

O trabalho dela pode ser visto em seu site Tabletop Whale. O último trabalho, feito pela artista é uma obra que mostra um mapa com todas as órbitas de mais de 18 mil asteroides em nosso sistema solar.

O trabalho dela inclui 10 mil asteroides com mais de 10 quilômetros de diâmetro e aproximadamente oito mil objetos que tem uma tamanho ainda desconhecido. E como o slogan do seu site diz, ela faz "gráficos, infográficos e animações sobre toda e qualquer ciência".

Dentre os trabalhos da estudante estão alguns intitulados Compêndio Visual de Criaturas Brilhantes, Todas as Estrelas que Você Pode Ver da Terra e também é possível ver um mapa topográfico de Mercúrio.

Projeto

A comunidade espacial está com uma grande atenção para o último projeto de Eleanor. Isso porque a estudante está trabalhando em um Atlas do Espaço e tem trabalhado nesse projeto já há um ano e meio. O empreito é uma coleção de dez visualizações e inclui planetas, luas e espaço exterior.

"Eu fiz um mapa animado das estações na Terra, um mapa da geologia de Marte e um mapa de tudo no sistema solar com mais de 10 km", explica. Esse último é o mapa com objetos maiores que 10 quilômetros e que é o grande responsável pela atenção.

Os dados que Eleanor usou para fazer o seu atlas são públicos e estão disponíveis de graça. Ela usou como fontes a NASA e o US Geological Survey. O que impulsiona o trabalho é que, mesmo que os dados usados sejam brutos, o que ela faz é pegar os dados brutos e os transformar em visualizações úteis e bonitas.

"Eu realmente gosto que todos esses dados sejam acessíveis, mas é muito difícil de visualizar. É uma ciência realmente incrível, e eu queria que todos pudessem ver isso de uma maneira que faz sentido", contou.

A estudante compartilhou alguns de seus trabalhos que ainda não foram publicados. Como por exemplo, esse gif das estações da Terra.

Trabalho

O trabalho de Elanor é muito mais do que visualizações de dados. Ela também tem um olhar de designer, o que deixa o seu trabalho muito mais engenhoso. E por ser cientista, ela se inspira em compartilhar os dados e métodos que usou para fazer e criar seus trabalhos.

O que ela planeja fazer é publicar o código fonte de cada uma de suas peças e também fazer tutoriais de como criá-las. O difícil é entender nosso mundo ou qualquer coisa na natureza sem estar envolvido com a ciência. E sem a ciência, o que temos é anedota e opinião.

O trabalho de Eleanor está facilitando para as pessoas compreenderem o universo. "Há uma barreira do conhecimento para acessar algumas das coisas interessantes e impressionantes sobre a ciência. Existem muitos fatos e equações, e eu quero que essas ideias legais sejam acessíveis", concluiu.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Science alert  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+