icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Esse vulcão gótico e sobrenatural solta lava preta

POR Isabela Ferreira EM Natureza 25/06/18 às 19h23

capa do post Esse vulcão gótico e sobrenatural solta lava preta

Sempre que ouvimos falar sobre um vulcão, já esperamos por alguma tragédia. Não é novidade nenhuma que essas gigantes estruturas geológicas são capazes de provocar tragédias de enormes proporções, e um exemplo recente é o vulcão de Kilauea, localizado no Havaí. Sendo considerado como um dos mais ativos no mundo, recentemente entrou em erupção e desencadeou inúmeros desastres. Além dele, muitos outros pelo mundo já foram responsáveis por perdas enormes.

Apesar disso, ainda existem alguns vulcões que atraem atenção de pessoas pelos 4 cantos do planeta por motivos bem específicos. O Ol Doinyo Lengai, presente na Tanzânia, é um bom exemplo disso. Impressiona não apenas por seu tamanho, que ultrapassa os 2.200 metros de altura, mas também por ser o mais frio de todo o mundo, expelindo lava negra. Já imaginou que isso seria possível?

Um coração negro, vulcânico e frio

Para começar, sejamos bem claros. Embora seja o vulcão mais frio do mundo, isso não quer dizer que sua lava atinja temperaturas negativas ou algo do tipo. Apenas para que você tenha ideia, ele pode alcançar os 510ºC, o que ainda nos parece ser muito, no entanto, ao comparar com os 1000ºC do ponto de fusão de vulcões convencionais, podemos descobrir os motivos para que ele seja chamado de frio.

Por incrível que pareça, no ano de 2008 um homem acabou caindo diretamente em um fluxo de lava ativo enquanto fazia uma expedição pelo local, e o impressionante... Ainda conseguiu escapar vivo! Este é o único caso de que se tem conhecimento de alguém que sobreviveu ao ter contato com lava. Caso tivesse ocorrido em um vulcão normal, certamente o destino não teria sido o mesmo.

A lava é formada a partir de uma composição química única. De forma contrária à maioria dos vulcões, que é composta por basalto, o Ol Doinyo Lengai tem formação de rochas magmáticas constituídas de cálcio, dióxido de carbono dissolvido e sódio. Dessa forma, seu ponto de fusão é muito mais baixo que o do basalto. Consequentemente, sua lava não alcança aquele característico brilho avermelhado. Em vez disso, tem a aparência de uma tinta preta enquanto ainda está quente, ficando branca após esfriar e endurecer.

Flui rapidamente

Inicialmente, este não parece ser um vulcão tão perigoso ou devastador. No entanto, há um fato que pode mudar completamente esse pensamento. Imagine um vulcão convencional entrando em erupção. Apesar da enorme tragédia e o pânico generalizado que afeta os desavisados, ainda é possível fugir de sua lava, uma vez que ela alcança cerca de 10 km/h, por ter massa bastante espessa.

Por outro lado, a lava do Ol Doinyo Lengai é muito mais fluida, alcançando velocidades impressionantes. Pra você ter ideia, seria mais ou menos como ver água escorrendo, graças à sua diferente composição química. Dessa forma, podemos considerar que seria muito mais difícil conseguir uma fuga. Portanto, quando em erupção, o vulcão mais frio do mundo ainda pode ser o mais perigoso.

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam que existe um vulcão que expele lava negra? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
Via   Curiosity  
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest