Curiosidades

Esses serão os países mais populosos do mundo em 2100

0

Que a população mundial está crescendo cada dia mais, todo mundo já sabe. No futuro, haverá muito mais pessoas do que hoje, e isso implicará em uma série de problemas para todo mundo. Afinal, o nosso planeta está preparado para suportar tanta gente? E é muita gente mesmo. Segundo um relatório, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), até o final do século, a população mundial chegará aos 11 bilhões de pessoas. Dá para imaginar isso? Serão quase 4 bilhões a mais do que hoje, cuja a população mundial fica em torno dos 7,7 bilhões. E de acordo com essas estimativas, a Terra terá 2 bilhões de habitantes apenas em apenas 30 anos. Mas então, quais serão os países que concentrarão o maior número de habitantes?

De acordo com esse relatório, o maior aumento populacional, nas próximas décadas, acontecerá no continente africano. Até então, no século XXI, os países mais populosos estão na Ásia, mas isso deve mudar até o final do século. Em 2100, pelo menos cinco dos dez países mais populosos do planeta, serão africanos.

Países mais populosos

Para começar, o maior aumento populacional, já nas próximas décadas, será na Índia. O país deve ultrapassar o número de habitantes até 2027. E embora outros países asiáticos continuem a crescer muito rapidamente, os países africanos terão uma taxa ainda maior.

A Índia e mais oito países serão os responsáveis por metade desse crescimento. Sendo eles, a Nigéria, a República Democrática do Congo, a Etiópia, Tanzânia, Indonésia, Paquistão, Egito e Estados Unidos.

Já outros países, como a China e Bangladesh, devem diminuir a sua população até 2100. Esse diminuição será uma consequência direta de um padrão de vida e educação mais elevados. E desde então, esses já vem baixando, e muito, as taxas de natalidade.

Até 1950, o Brasil ocupava a oitava colocação entre os países mais populosos do mundo. Em 1992, com a queda da União Soviética, o país passou para o quinto lugar, onde permanece até hoje. Mas, já em 2022, a população da Nigéria superará o Brasil, e logo em seguida, a do Paquistão também. Segundo essas estimativas, em 2100, o Brasil terá 190 milhões de habitantes, 20 milhões a menos do que hoje.

Declínio populacional

Enquanto alguns países crescerão absurdamente, outros estão declinando desde 2010. Pelo menos, 27 países ou áreas sofreram quedas populacionais de pelo menos 1% na última década. E as estimativas são de que, nos próximos 30 anos, um total de 55 países passem pelo mesmo fenômeno.

Essa queda na população de alguns países está ligada em grande parte à queda de fertilidade mundial. Em 1990, existiam 3,2 nascimentos por mulher em todo o mundo, esse número já caiu para 2,5 e deve chegar a 2,2 até 2050. Segundo a ONU, esse fenômeno pode ser até positivo, tendo em vista que poderia ajudar a aumentar o crescimento econômico. Ou seja, permitindo que os países em desenvolvimento investissem mais em educação e saúde.

Outro fator importante é a migração, que se tornou um dos principais motivos do declínio populacional nesses países. Isso devido à demanda de trabalhadores em outras nações. A violência, conflitos armados e a insegurança também geraram uma diminuição no número de habitantes, em lugares como a Síria, por exemplo.

Conheça a capital dos feios

Artigo anterior

7 notícias boas para provar que 2019 não foi só tragédia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido