Nosso corpo é um mecanismo perfeito, com tudo funcionando em perfeita sintonia. Por conta disso que ele é uma fonte de comunicação extremamente importante e que pode mostrar muito a respeito do estado de saúde de uma pessoa, tanto física como mental. Por exemplo, sensação de dormência nos pés e cãibras dolorosas nas pernas são sinais de problemas circulatórios, Felizmente existem hábitos que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea.
Isso é importante porque várias pessoas têm problemas na circulação sanguínea e não sabem justamente porque os sintomas aparecem somente no momento em que uma artéria está bloqueada em mais de 70%.
Normalmente o que causa esses problemas na circulação sanguínea são maus hábitos alimentares, como o excesso de doces, muita carne ou gordura animal, excesso de fast food. Contudo, além deles outros fatores também podem influenciar, como a não prática de exercícios físicos, a diabetes, o excesso de nicotina e de álcool. Tudo isso pode bloquear os vasos com o passar dos anos.
No pior dos casos, isso leva a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, mas artérias dos braços ou das pernas também podem ser afetadas. E por causa do depósito de gordura, os vasos acabam ficando estreitos e o sangue não consegue passar de forma livre. Por conta disso que cada movimento ou passo que a pessoa dá é uma tortura.
Pelo fato de os distúrbios circulatórios só mostrarem sintomas quando estão em seus estágios avançados é necessário que sejam tomadas medidas preventivas. Felizmente, existem hábitos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
Hábitos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea
Com dieta adequada
Como dito, normalmente uma pessoa só irá saber que tem problemas circulatórios quando a situação já estiver muito avançada. Um dos hábitos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea é ter uma alimentação saudável. Isso quer dizer fazer o consumo de alimentos de origem vegetal e evitar fast food e gorduras animais.
Com esportes de resistência
A circulação sanguínea também pode ser estimulada com esportes de resistência. Através dessa prática os vasos são rejuvenescidos e são mantidos saudáveis. Algumas das atividades que podem ser feitas são: andar de bicicleta, pular na cama elástica ou caminhar três vezes na semana. Além disso, a pessoa também pode colocar os exercícios em coisas do cotidiano, como por exemplo, subir escadas ao invés de usar o elevador.
Estímulo no pé com exercício
O último hábito que ajuda a melhorar a circulação sanguínea pode ser feito enquanto a pessoa está assistindo séries ou filmes no sofá. Para isso, basta girar os pés de forma lenta a partir da articulação do tornozelo mudando a rotação para dentro e para fora. Isso pode ser feito cinco minutos três vezes ao dia.
Fonte: Catraca livre
Imagens: Idosos Brasil