Curiosidades

Estudo alarmante revela que consumo diário de duas cervejas pode encolher o cérebro e acelerar o envelhecimento

0

A cerveja é, sem dúvidas, uma bebida de preferência nacional. A maior parte dos brasileiros adora saborear aquela cervejinha. Seja no barzinho, em casa, com os amigos ou seja lá do jeito que for. De todas as formas de álcool, a cerveja é a mais duradoura e popular. Sua primeira fabricação foi há milhares de anos. Desde as civilizações antigas, ela vem resistindo ao tempo e sendo consumida por milhares de pessoas ao redor do mundo.

No entanto, esse consumo nem sempre é benéfico para a saúde. Mesmo que a literatura médica já tenha mostrado várias vezes que consumir o álcool de forma exagerada causa atrofia no cérebro e perda de neurônios, o que um consumo moderado do álcool pode fazer no corpo como um todo ainda é motivo de discussão.

Estudo

CISA

Em março desse ano, um novo estudo mostrou uma perspectiva de que o consumo de álcool, mesmo que em quantidades tidas como moderadas pelos padrões sociais, como por exemplo, seis cervejas ou taças de vinho durante a semana, está relacionado negativamente com danos tanto na macro como na microestrutura cerebrais.

Para provar esses efeitos, os pesquisadores que foram liderados por uma equipe da Universidade da Pensilvânia analisaram ressonâncias magnéticas de 36.678 pacientes que faziam parte do Bio Bank do Reino Unido. Na análise, eles usaram como parâmetros de unidades de álcool meia cerveja, e como duas aproximadamente 600 mL.

Depois disso, eles fizeram a comparação das reduções do cérebro com as que acontecem normalmente no envelhecimento para mostrar o impacto que o álcool tem no órgão. Como resultado, eles viram que ultrapassar uma unidade por dia, indo para duas, a mudança que acontece é equivalente a envelhecer dois anos. Se a pessoa consumir três unidades, o envelhecimento é de três anos e meio.

Além disso, a diferença entre quem não bebia anda e aqueles que bebiam quatro unidades por dia foi de mais de 10 anos de envelhecimento cerebral.

Cerveja

Olhar digital

O estudo mostrou que o consumo exagerado de álcool pode trazer malefícios para a saúde. No entanto, também existem outros que dizem que, em quantidades moderadas, a cerveja pode sim ser benéfica para a saúde. Mas o que muita gente pode não saber é que existem várias utilidades cotidianas que podem ser feitas com a bebida.

Banho

Sim, você pode tomar um banho de cerveja. Esse banho, além de ser relaxante, por conta dos ingredientes naturais da bebida, em específico o lúpulo e a levedura, eles são benéficos para a limpeza dos poros e para o rejuvenescimento da pele.

Desembaraçar o cabelo

Naquelas horas que parece que o cabelo está tão embaraçado que não vai ter jeito de arrumar, a cerveja pode vir ao seu resgate. Para isso, basta mergulhar os dedos em cerveja e pentear o cabelo. Além de desembaraçar o cabelo, esse truque também funciona para ajeitar as sobrancelhas.

Tirar ferrugem

A ferrugem pode ser um grande problema. Mas para se livrar dela, não é preciso comprar produtos específicos. A cerveja também pode ser usada nesse caso e o ajudará a limpar os objetos corroídos.

Polimento

Deixar as panelas brilhando e bem apresentáveis é uma preocupação de muita gente. E se suas panelas forem de cobre, a cerveja irá te ajudar nessa tarefa. Isso porque ela tem sido usada tradicionalmente para fazer o polimento dessas panelas. Contudo, a cerveja também funciona para deixar outras panelas brilhando.

Ajudar plantas a crescer

A cerveja pode ser usada também para ajudar algumas plantas a crescerem, porque o açúcar fermentado da bebida pode ajudar a eliminar fungos e fazer com que algumas plantas cresçam. Para fazer isso, basta despejar um pouco de cerveja nos lugares de falha do gramado e esperar pelo resultado.

Agrotóxico

Quem tem um jardim em casa normalmente tem que lidar com algumas visitas indesejáveis, como por exemplo, lesmas. Então para se livrar delas, encha alguns jarros vazios com aproximadamente 1/3 de cerveja. Enterre-os no jardim e deixe as bordas no mesmo nível do solo. As lesmas vão ser atraídas pela bebida e cairão dentro dos jarros e morrerão afogadas.

Ser uma bússola

Até mesmo quando você está perdido, a cerveja pode ser usada. Para isso, despeje a cerveja dentro de uma tigela e espere até ela ficar sem gás. Então espete, de forma contínua, uma agulha em um pedaço de pano, para que o tecido fique cheio de eletricidade estática.

Então, coloque a agulha dentro da tigela. Feito isso, você verá que a agulha vai ficar alinhada com o campo magnético da Terra. Isso mostrará as direções norte e sul.

Apagar incêndio

Muita gente pode não saber, mas entre 90 a 95% da cerveja é composta por água. Por isso que se algum incêndio começar e o que estiver por perto for somente cerveja, pode jogar em cima do fogo sem medo. E você verá que a bebida irá apagar as chamas.

Fonte: Tecmundo

Imagens: CISA, Olhar digital

Mata Atlântica atinge segunda maior taxa de desmatamento dos últimos 6 anos

Artigo anterior

Conheça o Dominador, crocodilo com mais de 6 metros considerado o maior do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido