Todos nós buscamos nos sentir seguros. E, não estamos falando da segurança física. Trata-se da segurança com a nossa aparência, com nossa confiança em nós mesmos. Muitas pessoas têm a autoestima bem elevada, o que é bom. No entanto, por outro lado, há quem não sinta o mínimo de confiança em si. Quando somos adolescentes, por exemplo, frequentemente nos sentimos inseguros. Isso faz com que tenhamos medo de fazer as coisas as quais gostaríamos. tememos então que sejamos desaprovados pelas demais pessoas. No entanto, o tempo passa e, com isso, podemos finalmente ter nossa autoestima elevada.

Um estudo recente analisou artigos de pesquisas. Essas reuniram cerca de 165 mil participantes e descobriu que aos 20 anos é realmente a idade que nossa autoestima está no auge. E foi pensando um pouco mais sobre o assunto, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos então trouxe um estudo que revela em que idade nossa autoestima se eleva. Confira conosco a seguir e surpreenda-se. Aproveite desde já para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco.

Autoestima das crianças cresce

Publicidade
continue a leitura

De acordo com as pesquisas, a autoestima aumenta durante o período de 4 a 11 anos. Isso mostra que as crianças dificilmente enfrentam problemas com isso. Elas tendem a não se sentirem inferiores por causa de sua aparência ou coisa do tipo. Uma possível razão para isso é que as crianças passam a se sentir mais independente durante essa etapa. Esse é o motivo pelo qual sua confiança aumenta, porque aprendem a fazer as coisas por conta própria.

Autoestima dos adolescentes continua a mesma

Alguns estudos antigos descobriram que a autoestima diminui na adolescência. Acreditava-se então que isso acontecia por ser um período de transição. Os adolescentes começavam a frequentar o ensino médio, passando então por mudanças emocionais e físicas capazes de afetar a autoestima. Eles ainda podem começar a se comparar com outras pessoas e aumentar a insegurança. Novas pesquisas apontam que isso ocorre entre 11 e 15 anos. A partir dos 15, ela começa a aumentar de forma drástica.

Publicidade
continue a leitura

Autoestima dos adultos aumenta

A autoestima continua em uma crescente na fase adulta. Durante esse período, é bastante comum desenvolvermos traços de personalidade mais maduros. Isso porque assumimos novos papéis sociais. Isso exige de nós uma responsabilidade muito maior, além de estabilidade emocional. Sendo assim, estar em um relacionamento, ter um trabalho ou ter filhos pode aumentar bastante a nossa maturidade e, consequentemente, nossa autoestima.

O auge

Publicidade
continue a leitura

Ainda de acordo com a pesquisa, notou-se que entre 60 e 70 anos, as pessoas atingem um nível mais alto de autoestima. Após isso, é claro, ela começa a diminuir de forma sutil. E isso pode estar relacionado ao fato de que por volta dessa idade as pessoas perdem seus parceiros e seus papéis na sociedade. Infelizmente, isso pode resultar em depressão e demais distúrbios.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 14/10/20 14h13