Viajar é algo que praticamente todos, ou ao menos a maioria das pessoas, gostam. Essa é uma das melhores atividades do mundo. Geralmente, quando alguém planeja uma viagem de férias ou com amigos, os destinos a serem considerados são aqueles tidos como bonitos, interessantes e cheios de atrações, normalmente fora do país. Contudo, nosso país tem belezas inigualáveis. Além disso, existem os melhores lugares para se viver por aqui. E a terceira melhor cidade para viver no Brasil é extremamente conhecida.
Segundo o Global Cities Index 2024, divulgado pela Oxford Economics, a terceira melhor cidade para viver no Brasil é o Rio de Janeiro. Para o ranking ser feito foi analisado mil municípios de 163 países e considerado 27 indicadores, como economia, qualidade de vida e governança.
Alguns dos pontos positivos do Rio de Janeiro foram o clima tropical, as praias e as grandes florestas urbanas. A cidade teve um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,799, combinando uma infraestrutura bem vasta inda de locias movimentados até bairros mais tranquilos.
G1
Mesmo com todos os desafios que uma megacidade com mais de seis milhões de habitantes, o Rio atrai tanto turistas como novos moradores por conta das suas características únicas e sua diversidade cultural.
Assim como o Rio de Janeiro foi eleito a terceira melhor cidade para viver no Brasil, outras também tiveram destaque. O primeiro lugar ficou com São Paulo, com destaque para o poder econômico da cidade. Além delas, outras cidades que ficaram entre as melhores para se viver no país foram Brasília, Campinas e Florianópolis. No estudo feito, 29 cidades brasileiras foram incluídas.
De acordo com a Oxford Economics, o Global Cities Index não faz somente a classificação das cidades baseado em indicadores objetivos, como também funciona como um termômetro que mede o interesse global nas mudanças de residência e investimentos. Através dessa análise, decisões estratégicas tanto de moradores quanto de governantes podem ser tomadas, tendo como destaque a importância da qualidade urbana na vida das pessoas e nas políticas locais.
Fonte: Coluna financeira
Imagens: G1