CuriosidadesHistória

Fatos curiosos sobre algumas quarentenas feitas na história

0
DVD 994 (23-03-20) Madrid Vacio por el coronavirus. La Gran Via. Foto Samuel Sanchez

O ano de 2020 foi extremamente marcante. Infelizmente, como o pior ano de todos os tempos para a maioria das pessoas. Logo no começo do ano, a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus começou a assombrar o mundo. O vírus se espalhou a nível global, tornando-se uma pandemia e nos colocando em uma das quarentenas mais extremas de todos os tempos. Milhões de pessoas morreram em decorrência da doença. Para a maioria do mundo, a necessidade de viver uma quarentena e o isolamento social por causa da doença é uma grande novidade. Afinal, não é sempre que um vírus consegue mudar toda a rotina da sociedade.

Mas, essa não é a primeira vez que o mundo se encontra nessa situação, onde precisamos nos afastar socialmente das pessoas e tomar cuidados preventivos. Essas medidas de saúde pública já foram utilizadas em outras passagens da humanidade para impedir ou controlar disseminação de outras doenças. Quando é imposta uma quarentena, isso quer dizer que realmente está acontecendo algo sério e que as pessoas precisam tomar cuidado para não piorar tudo.

Essas quarentenas são impostas por um período igual ao mais longo tempo de incubação de uma doença, podendo assim variar de alguns dias a duas semanas. Enquanto isso, o isolamento significa confinar uma pessoa, que esteja realmente infectada com determinada doença. Antes de impor as quarentenas e isolamentos, é bem comum que os governos peçam às pessoas para que, de forma voluntária, fiquem em casa. As medidas restritivas só acontecem em casos extremos. Confira conosco algumas curiosidades sobre quarentenas na história.

Curiosidades sobre quarentenas

1 – Quarentena Coronavírus

Dependendo do lugar onde você vive, é possível que ainda esteja em quarentena por causa do Coronavírus. A situação que o mundo está exige que as pessoas fiquem em casa, evitando a propagação do vírus e o colapso dos sistemas de saúde. É preciso manter bons hábitos de higiene nesse momento e cuidar de que amamos.

2 – Quarentena da Peste Bubônica

A Peste Bubônica foi muito prevalente no mundo. No século 14, 14 milhões de europeus morreram por conta da doença. Foi nessa época que a palavra quarentena surgiu, na Itália, mais precisamente em Veneza, cidade portuária. Os navios atracam na ilha 40 dias antes de permitir que os marinheiros ou a carga chegassem à cidade. Isso tudo para prevenir a transmissão da doença. Esse período era chamado de período quarantinario.

3 – Quarentena dos astronautas da Apollo 11

A NASA já colocou astronautas em quarentena. Isso, antes mesmo de testar as amostras da Lua, quando os estudiosos não sabiam exatamente com o que poderiam lidar. Parasitas, vírus ou bactérias poderiam vir da Lua. Por esse motivo, os astronautas que estavam à bordo da Apollo 11 ficaram isolados 21 dias após voltarem do espaço.

4 – Quarentena da Febre Tifoide

Mary Mallon era portadora da Febre Tifoide. No entanto, a mulher era imune aos sintomas da doença. Quando o surto devastou Nova York, os detetives a rastrearam como fonte de tudo e a prenderam. Em 1915, a polícia a enviou para North Brother Island, onde viveria o resto de sua vida em quarentena.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo.

Resíduos de plástico viajam milhares de quilômetros em questão de meses

Matéria anterior

Os perigos de deixar nossos filhos brincarem com patinhos de borracha?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.