Ciência e Tecnologia

Fevereiro traz “eclipse” de Netuno visível no hemisfério sul da Terra

0

Após eventos com Marte, chegou a vez do eclipse de Netuno acontecer em fevereiro, e alguns astrônomos já se prepararam para observar o planeta.

Embora o verdadeiro nome do evento seja ocultação lunar, ele acontecerá nos mesmos moldes, e será visível no Brasil, especialmente no Norte, onde a visibilidade acaba sendo maior.

Segundo a plataforma de observação astronômica In-The-Sky.org, esse eclipse ocorrerá entre 2h27 e 6h06 da manhã (pelo horário de Brasília) do dia 12 de fevereiro.

Apesar do evento ser mais proeminente no hemisfério sul do globo, apenas algumas pessoas em determinados países do sul da Ásia, Oceania e grande parte da Antártica poderão observá-lo.

O que é uma ocultação lunar?

As ocultações lunares são eventos observáveis apenas de uma pequena parte da superfície terrestre. Dada a proximidade da Lua em relação à Terra em comparação com outros corpos celestes, sua posição no céu varia conforme a localização precisa do observador, devido à sua grande paralaxe.

Esse termo descreve a diferença na posição aparente de um objeto em relação a um plano de fundo, como percebido por observadores em diferentes locais ou por um observador em movimento.

A posição da Lua vista de dois pontos opostos na Terra pode diferir em até dois graus, o que equivale a quatro vezes o diâmetro da lua cheia.

Isso implica que, se a Lua estiver alinhada para passar à frente de um objeto específico para um observador em um lado da Terra, ela pode aparecer até dois graus de distância desse objeto quando vista do outro lado do globo.

Orientação

Via Olhar Digital

No mapa, áreas destacadas indicam onde o eclipse de Netuno será visível (em vermelho) e onde seu reaparecimento poderá ser testemunhado (em azul).

Linhas sólidas mostram onde a ocultação provavelmente será visível através de binóculos, a uma altitude razoável no céu.

As linhas pontilhadas, por sua vez, indicam onde o evento ocorre acima do horizonte, mas pode não ser visível devido ao céu claro demais ou à Lua muito próxima do horizonte.

Fora das áreas destacadas, a Lua não passa à frente de Netuno em nenhum momento, ou está abaixo do horizonte durante o período da ocultação.

Como ver o eclipse de Netuno?

Para aqueles interessados em testemunhar o eclipse de Netuno, ou a ocultação lunar que acontece em fevereiro, existem algumas dicas importantes.

O mais recomendado seria ter um telescópio profissional, como diversos centros de pesquisa e astronomia posicionados para o céu. No entanto, existem algumas chances de conseguir ver de maneira amadora.

Primeiro, encontre um local longe da poluição luminosa das cidades, de preferência em áreas rurais ou em locais elevados, onde o horizonte esteja desimpedido.

Antes da noite do eclipse de Netuno, verifique as condições meteorológicas locais para garantir que o céu estará claro e sem nuvens. Uma boa visibilidade é essencial para observar o fenômeno com clareza.

Via Pinterest

Além disso, embora a ocultação seja visível a olho nu em algumas áreas do hemisfério sul, o uso de binóculos ou telescópios pode melhorar significativamente a experiência, permitindo uma visão mais detalhada do evento. Por isso, providencie seu equipamento com antecedência.

A ocultação está programada para ocorrer na madrugada, mas vale se planejar bem, chegar no local à noite e se posicionar para conferir o céu dentro do prazo.

E para ter um plano bem-estruturado, lembre-se de usar as plataformas online de observação astronômica, como o In-The-Sky.org. Dessa forma, você poderá obter informações precisas sobre o que está acontecendo e qual o estágio do evento.

Na prática, o eclipse de Netuno se comporta como qualquer outro, mas vale ter paciência e se preparar com alguns elementos mais profissionais. Dessa forma, existem chances mais certas de conferir o planeta no céu.

E se você perder, não se preocupe, pois os principais sites e centros de astronomia informarão todas as etapas em tempo real.

 

Fonte: Olhar Digital

Imagens: Olhar Digital, Pinterest

Como posso ver quem compartilhou meu Reels ou foto no Instagram?

Previous article

Quantas pessoas no mundo têm redes sociais?

Next article

Comments

Comments are closed.