7 filmes do Superman que quase foram feitos

7 filmes do Superman que quase foram feitos
07/09/20 às 00h39

Podemos afirmar que o Superman é um personagem atemporal. Isso porque, mesmo sendo adaptado para outras mídias desde os anos 1930, ele sempre se encaixou com diferentes histórias em diferentes épocas. Dessa forma, apesar da suposta imagem de "mocinho" unilateral do personagem, muitos escritores conseguiram dar mais camadas ao personagem, fazendo com que ele fosse mais humano do que muitos outros heróis. E claro, saindo das HQs e indo para o cinema, não seria diferente. Ao longo dos anos, tivemos diversas adaptações do personagem, mas também, diversas que nunca chegaram a ser lançadas. Pensando nisso, hoje trouxemos 7 filmes do Superman que quase foram feitos.

Para além dos últimos filmes, aparições e menções que não em seus filmes solos, o personagem ainda conta com muitas histórias que quase foram contadas. Assim, muitos filmes não vieram para o agrado dos fãs e outros, para sua tristeza. De toda forma, esses são filmes que quase tiveram o homem de aço como protagonista, mas que sua produção acabou não indo para frente.

1 - Superman V

Para muitos fãs do personagem e de outros heróis, Superman IV: Em Busca da Paz (1987) é o pior filme de super-herói de todos os tempos. Além dos direitos do franquia terem sido adquiridos por outro estúdio, tudo foi feito com um orçamento baixíssimo. Desse modo, após o péssimo Superman III, tivemos um filme ainda pior. De acordo com o próprio Christopher Reeve, o quarto filme "foi uma catástrofe do começo ao fim". Com esse cenário, não fazia sentido continuar a franquia e seguir para o quinto filme.

2 - Superman Reborn

Com o sucesso de A Morte do Superman, lançado nos quadrinhos em 1993, a DC Comics viu a possibilidade de revitalizar o personagem nos cinemas. Assim, a Warner Bros encomendou um filme sob o comando do produtor Jon Peter. Para o filme, Jonathan Lemkin ficou responsável pelo roteiro. Porém, a história era um tanto quanto diferente do esperado. Na trama, Superman morreria nos braços de Lois Lane e transferiria sua energia vital para engravidá-la. Depois disso, após o nascimento da criança, o bebê se tornaria um Clark Klent adulto em apenas três semanas

Ao ler a história, a Warner Bros achou melhor chamar Gregory Poirier. Com isso, a história manteve um clima sombrio e contava com Brainiac como vilão. Assim, Brainiac criaria Apocalypse para matar o Superman. Mas, o projeto parou no roteiro e a filme não passou da pré-produção.

3 - Superman Lives

Depois de ler o material de Gregory Poirier e Jonathan Lemkin, Kevin Smith jogou tudo fora e começou uma história do zero. Contudo, mesmo com a liberdade criativa, um novo problema surgiu, o produtor Jon Peters. Logo de cara, Peters impôs três regras absurdas. Eram elas: Superman não podia voar, ele não poderia usar o traje tradicional, pois era muito afeminado e, ele também teria que lutar contra uma aranha gigante. Depois disso, um cachorro espacial também foi adicionado com o antagonista, tudo por uma questão de patrocínio.

Em meio aos conflitos, o roteiro de Smith era bastante válido. Na trama, Brainiac se unia a Lex Luthor e enviava Apocalypse para bloquear o sol. Com isso, ele poderia tornar o Superman impotente e matá-lo. Com o roteiro aprovado, o estúdio passou a buscar diretores como Robert Rodriguez e Tim Burton, que acabou ficando com o cargo. No elenco, também teríamos Nicolas Cage como Superman, Chris Rock como Jimmy Olsen e Christopher Walken como Brainiac.

Estando no controle da produção, Tim Burton reescreveu o roteiro com Wesley Strick e acabou tornando o projeto mais caro do que o planejado. Isso fez com que o filme passasse a custar US$ 190 milhões. Com a ajuda de Dan Gilroy, o filme passou a custar US$ 100 milhões, mas, mesmo assim, não era um momento bom para a Warner Bros e o projeto foi engavetado.

4 - Batman vs Superman

Antes de Batman v Superman, de 2016, tivemos o projeto de Batman vs Superman, no início dos anos 2000. Fugindo da ideia de projetos anteriores, a ideia agora era trazer o encontro dos grandes heróis. Esse roteiro era assinado por Andre Kevin Walker e David Fincher. Na trama, Bruce Wayne já havia visto a morte de Alfred, Dick Grayson e Jim Gordon. E, novamente, a morte batia a sua porta, mas, dessa vez, pelas mãos do Coringa, que assassinou sua esposa em plena lua de mel. No meio da confusão, Bruce culpa o padrinho do casamento, Clark Kent. Os dois lutam e, ao final de tudo, descobrimos que o conflito foi armado por Lex Luthor. Assim, Batman, sugerido como Christian Bale, e Superman, Josh Hartnett, se juntariam para derrotar o vilão. Porém, o projeto foi interrompido em 2002, após o 11 de setembro.

5 - Superman Flyby

J. J. Abrams já havia sido sugerido para escrever uma história para o Superman quando apresentou uma nova ideia que impressionou o estúdio. Em uma trilogia, acompanharíamos Lex Luthor, que seria um agente da CIA obcecado por �"vnis e pelo Superman. Ao longo dos filmes, Superman seria morto, mas voltaria dos mortos após encontrar com seu pai no paraíso kryptoniano. No entanto, o projeto não foi bem aceito quando o roteiro da vazou na internet. Assim, uma nova produção foi escalada para o final de 2003.

Com Brett Ratner no comando do projeto, novos nomes surgiram para interpretar o Homem de Aço. Entre eles, estavam Josh Hartnett, Paul Walker, Brendan Fraser e Ashton Kutcher. Além disso, Christopher Walken estava em negociações para interpretar Perry White, e o papel de Lois Lane era apontado para Keri Russell ou Amy Adams. Mais reviravoltas surgiram no projeto e Ratner deixou a produção. Robert Downey Jr. foi escalado como Lex Luthor e Scarlett Johansson foi apontada para Lois. Mas, nada disso foi para frente. Por fim, a Warner Bros optou pela abordagem que viria em Superman — O Retorno, de 2006.

6 - Uma continuação de Superman — O Retorno

Superman — O Retorno, de 2006, não é o filme mais odiado e nem o mais amado entre os fãs. No entanto, o lucro do filme deixou o estúdio animado para uma continuação. Contudo, o novo filme que contaria com Brainiac, Bizarro e uma nova Krypton foi sendo adiado por outros projetos do diretor Bryan Singer. Além disso, entre 2007 e 2009, o mercado cinematográfico foi impactado pela greve dos roteiristas e a sequência acabou sendo esquecida.

7 - O Homem de Aço 2

Com o sucesso da trilogia do Cavaleiro das Trevas, a DC criou Homem de Aço, lançado em 2013 e que também trazia uma pegada mais sombria ao personagem. No entanto, mesmo sendo primeiro filme desse novo Superman, a pressão de criar um universo compartilhado fez com que Batman v Superman viesse antes de Homem de Aço 2. Desse modo, a continuação do Superman prevista para 2017, foi adiada para 2019 e acabou sendo esquecida. Agora, o futuro do Superman de Henry Cavill é incerto e em breve, podemos ter novas informações do personagem ou até, de um novo Superman.

avatar usuario
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Matérias selecionadas para você!

As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento tem o único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.