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Foi por esse motivo que um hacker roubou informações de 57 milhões de usuários do Uber

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A empresa de transportes que mais vem crescendo no país, e outras partes do mundo é o Uber. Todos vocês provavelmente devem conhecer. Mas como isso funciona? A empresa usa um método diferente e inovador, assim como a Airbnb. Ambas são grandes empresas e oferecem um serviço através de um produto que não é seu. A Airbnb oferece estadias em propriedades que não são suas, assim como o Uber transporta seus usuários usando os carros dos próprios motoristas. Como toda grande empresa, ela também tem sofrido ataques desde o seu surgimento. Isso tem crescido de tal forma que nem os hackers ficaram para trás nessa.

O aplicativo está presente em mais de 77 países e em cerca de 600 cidades. Já revolucionou a forma com que as pessoas se locomovem até mesmo para o trabalho. Só no Brasil já temos em média 17 milhões de usuários, chegando a 65 milhões em todo o mundo. Uma notícia que tem ganhado muita repercussão na internet conta como um hacker conseguiu roubar informações privadas de 57 milhões de usuários e recebeu dinheiro da empresa Uber para que a história fosse abafada. Mas como e por que isso tudo aconteceu?

Quem é o hacker?

Informações começaram a surgir a respeito da identidade do hacker que conseguiu informações de 57 milhões de usuários do Uber. Totalizando 87,6% de todo o seu público. O hacker na verdade é um jovem de apenas 20 anos que mora na Flórida. Ele reside com sua mãe e pretendia ajuda-la com as contas. Ambos estavam enfrentando dificuldades no momento e isso fez com que ele aderisse a esse método “diferente”. Para que isso fosse possível, ele usou seu conhecimento para encontrar uma brecha e recolher as informações dos usuários do app e depois entrou em contato com a empresa propondo um troca. Os dados de seus clientes por dinheiro, é claro.

Atitudes da Uber depois do ocorrido

Existe um programa de recompensas para aqueles que encontram falhas nos aplicativos. Basicamente eles desafiam os hacker a encontrarem brechas e pagam uma quantia para aqueles que as descobrirem. O Uber faz parte desse grupo e costuma pagar alguns milhares para aqueles que acharem algum problema no seu sistema, mas nenhum valor havia sido tão alto a ponto de resultar em 100 mil dólares. O hacker entrou em contato direto com a empresa e só foi encaminhado para o programa de recompensas após tudo já ter acontecido.

A empresa utilizou o programa para encontrar informações a respeito do hacker. Eles exigiram que ele apagasse os dados que roubou e assinasse um acordo de sigilo. Em seguida ele iria receber a quantia prometida pela “descoberta da falha”. O CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, fez uma declaração no mês passado na qual confirmou o ocorrido e disse que nada daquilo deveria ter acontecido. Dois funcionários da empresa foram demitidos em função disso. Dentre eles o diretor de segurança da empresa, Joe Sullivan, e o executivo Craig Clark. O Uber vem recebendo processos de alguns estados e cidades por não ter divulgado o ocorrido. Um acordo foi firmado entre a empresa e a FTC, Comissão Federal do Comércio, concordando em participar de auditorias de privacidade durante 20 anos.

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