Curiosidades

Garrafas de água na porta e na janela, mas por quê?

0

Alguns donos de casas colocam essas garrafas no portão como forma de proteção para calçadas e portões, e muitos querem entender o porquê.

O uso de garrafas PET cheias de água em frente às residências é um hábito em várias localidades, mas não parece existir um motivo claro para isso. A prática se popularizou, inclusive no Brasil.

Muitos moradores têm aderido a isso, despertando curiosidade. No entanto, a explicação é curiosa.

Os usuários indicaram que é para afastar animais de rua!

Ao perceberem as garrafas no portão refletem sua própria imagem, animais como cães e gatos se afastam ao se aproximarem do portão protegido pela garrafa.

Os comentários indicam que a imagem refletida afasta os curiosos, diminuindo sujeiras como xixi no portão das residências. Por isso, a garrafa precisa ser transparente.

Via Japão em Foco

De onde surgiu essa teoria?

Acredita-se que a teoria tenha surgido na década de 1990, após um programa de televisão apresentar uma mulher que afirmava resolver seus problemas com gatos dessa maneira, com garrafas no portão.

No entanto, pessoas céticas afirmam que as garrafas não funcionam com esses animais específicos. Embora os felinos possam ficar desconfiados quando um novo objeto aparece em seu território, assim que percebem que não representa uma ameaça, eles agem normalmente.

A ideia predominante de que a luz atravessa a água e atua como um espelho ou caleidoscópio, assustando os animais e mantendo-os afastados, provavelmente não passa de um mito urbano.

Essa foi a resposta que análises da televisão e veterinários informaram, após consultar especialistas sobre o assunto.

Além de serem ineficazes, as garrafas PET na parede ou ao redor do jardim do seu vizinho representam um grande risco para as pessoas.

Um caso conta que uma garrafa atingiu uma lupa, refletindo a luz do sol com intensidade para a casa, causando um incêndio. O fogo resultante destruiu as venezianas e beirais da casa e se espalhou para a varanda do vizinho.

Inicialmente, os órgãos de controle e gerenciamento de incêndios não trazem estatísticas precisas sobre desastres causados por garrafas PET, pois eles se enquadram na categoria de “outras causas”.

Embora os cigarros e aquecedores portáteis sejam os causadores mais prováveis de incêndios, é melhor evitar a tática de garrafas no portão em pontos iluminados pelo sol.

Via Freepik

Garrafas no portão não funcionam

Os animais, em geral, não possuem consciência da própria imagem. Isso significa que eles não reconhecem sua própria aparência quando se veem em um espelho ou em qualquer outro objeto reflexivo.

Portanto, a ideia de que as garrafas no portão funcionam para assustar os animais simplesmente não se sustenta.

Quando os animais se aproximam do portão protegido por essas garrafas, eles podem, inicialmente, demonstrar curiosidade em relação ao novo objeto.

A presença das garrafas pode despertar sua atenção e estimular sua curiosidade natural. No entanto, assim que percebem que o objeto não representa uma ameaça real, eles tendem a agir da mesma forma como agiriam em qualquer outra situação.

É importante compreender que os animais não possuem a mesma capacidade cognitiva que os seres humanos.

Eles interpretam o mundo ao seu redor de maneira diferente, baseados principalmente em seus instintos e experiências sensoriais. Portanto, as garrafas no portão podem deixá-los curiosos temporariamente, mas não têm o poder de assustá-los ou afastá-los de forma duradoura.

É bom lembrar que a convivência harmoniosa com os animais requer respeito e compreensão de suas necessidades e comportamentos naturais.

Se houver preocupação com a segurança do portão ou da propriedade em relação aos animais, é recomendado adotar medidas mais eficazes e seguras, como cercas apropriadas ou outras soluções específicas para o caso em questão.

 

Fonte: Dol

Imagens: Japão em Foco, Freepik

IA mostra como seria o homem e a mulher “perfeitos”

Artigo anterior

Quais são os lugares mais comuns em que as traições começam?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido