História

Conheça a história do autor que inspirou o Halloween

0

Sendo comemorado no último dia outubro, o Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração que já faz parte da cultura de muitos países ocidentais. Assim, ainda que a origem da data comemorativa remonte ao XVIII, com o festival celta de Samhain (“fim do verão”, em tradução livre), somente muitos anos após o lançamento do conto “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, escrito por Washington Irving, é que tivemos a associação da data com muitos dos símbolos que, hoje, fazem parte da celebração. Pensando nisso, separamos a história do autor que inspirou o Halloween como o conhecemos hoje.

Atualmente, as abóboras esculpidas de maneira macabra são os maiores símbolos do Dia das Bruxas. No entanto, nem sempre foi assim. Tudo começou na Irlanda, quando nabos e batas começaram a ser entalhados e se tornaram objetos de decoração. Depois disso, a técnica se espalhou com os irlandeses que foram para a América do Norte. Com isso, a técnica logo passou a ser usada em abóboras.

Como se deu a associação entre abóboras macabras e o Halloween?

No conto, “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, temos uma história que se passa na cidade onírica de Sleepy Hollow, que fica em Nova Iorque. Desse modo, a cidade é assombrada pelo espectro de um cavaleiro que foi decapitado durante uma guerra. Em determinado momento da história, o professor Ichabod Crane é perseguido pela assombração e pensa que ela arremessou a própria cabeça contra ele. No entanto, quando ele se acalma e vê o que foi arremessado, percebe que se trata de uma abóbora.

Por conta desse momento do livro, e claro, também por toda sua atmosfera de mistério e monstruosidade, a história se tornou um dos ícones do Dia das Bruxas. Mas, em destaque, a abóbora passou a ser a associada com a data. Assim, sempre que vemos uma abóbora com um rosto desenhado, devemos lembrar do Cavaleiro Sem Cabeça.

Mas como surgiu a inspiração para a história?

Ainda que sua história se passe em Nova Iorque, a inspiração para sua escrita veio na Inglaterra. Assim, além de se encontrar com o amigo Sir Walter Scott, autor de “Ivanhoé” e “Rob Roy”, no país, a viagem lhe rendeu grandes histórias. De acordo com relatos feitos pelo autor, Irving teria sido diretamente influenciado pelo folclore e o imaginário local. Dessa forma, muitas de suas histórias têm inspiração e origem em fábulas e lendas europeias.

Em suas histórias, Irving costuma misturar ficção com sua pesquisa enquanto historiador. O resultado disso é mesmo com criaturas fantasiosas, suas narrativas contam um pano de fundo político. No caso do livro que inspirou as abóboras do Halloween, temos o contexto da ocupação holandesa nos EUA. Além disso, o próprio protagonista, Ichabod Crane também possui uma personalidade típica de alguém da época. Na trama, Crane irá se casar com Katrina Von Tassel, a filha única de um rico fazendeiro local. Dessa forma, sendo bastante ambicioso, ele planeja dar o golpe e fugir do vilarejo com o patrimônio que herdará da união com Katrina.

Última temporada de Attack on Titan pode ser lançada em dezembro

Artigo anterior

Nações africanas pedem indenização por colonização

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido