icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Conheça a história do autor que inspirou o Halloween

POR Erik Ely EM História 25/09/20 às 13h22

capa do post Conheça a história do autor que inspirou o Halloween

Sendo comemorado no último dia outubro, o Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração que já faz parte da cultura de muitos países ocidentais. Assim, ainda que a origem da data comemorativa remonte ao XVIII, com o festival celta de Samhain ("fim do verão", em tradução livre), somente muitos anos após o lançamento do conto "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", escrito por Washington Irving, é que tivemos a associação da data com muitos dos símbolos que, hoje, fazem parte da celebração. Pensando nisso, separamos a história do autor que inspirou o Halloween como o conhecemos hoje.

Atualmente, as abóboras esculpidas de maneira macabra são os maiores símbolos do Dia das Bruxas. No entanto, nem sempre foi assim. Tudo começou na Irlanda, quando nabos e batas começaram a ser entalhados e se tornaram objetos de decoração. Depois disso, a técnica se espalhou com os irlandeses que foram para a América do Norte. Com isso, a técnica logo passou a ser usada em abóboras.

Como se deu a associação entre abóboras macabras e o Halloween?

No conto, "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", temos uma história que se passa na cidade onírica de Sleepy Hollow, que fica em Nova Iorque. Desse modo, a cidade é assombrada pelo espectro de um cavaleiro que foi decapitado durante uma guerra. Em determinado momento da história, o professor Ichabod Crane é perseguido pela assombração e pensa que ela arremessou a própria cabeça contra ele. No entanto, quando ele se acalma e vê o que foi arremessado, percebe que se trata de uma abóbora.

Por conta desse momento do livro, e claro, também por toda sua atmosfera de mistério e monstruosidade, a história se tornou um dos ícones do Dia das Bruxas. Mas, em destaque, a abóbora passou a ser a associada com a data. Assim, sempre que vemos uma abóbora com um rosto desenhado, devemos lembrar do Cavaleiro Sem Cabeça.

Mas como surgiu a inspiração para a história?

Ainda que sua história se passe em Nova Iorque, a inspiração para sua escrita veio na Inglaterra. Assim, além de se encontrar com o amigo Sir Walter Scott, autor de "Ivanhoé" e "Rob Roy", no país, a viagem lhe rendeu grandes histórias. De acordo com relatos feitos pelo autor, Irving teria sido diretamente influenciado pelo folclore e o imaginário local. Dessa forma, muitas de suas histórias têm inspiração e origem em fábulas e lendas europeias.

Em suas histórias, Irving costuma misturar ficção com sua pesquisa enquanto historiador. O resultado disso é mesmo com criaturas fantasiosas, suas narrativas contam um pano de fundo político. No caso do livro que inspirou as abóboras do Halloween, temos o contexto da ocupação holandesa nos EUA. Além disso, o próprio protagonista, Ichabod Crane também possui uma personalidade típica de alguém da época. Na trama, Crane irá se casar com Katrina Von Tassel, a filha única de um rico fazendeiro local. Dessa forma, sendo bastante ambicioso, ele planeja dar o golpe e fugir do vilarejo com o patrimônio que herdará da união com Katrina.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest