Você provavelmente já ouviu falar em Marie Tussaud e suas surpreendentes esculturas de cera. É mais fácil ouvir falar, se estiver um pouco ligado ao universo da cultura pop. Bom, o seu museu é conhecido no mundo inteiro e se tornou um dos principais destinos turísticos em Londres. Pessoas dos quatro cantos do planeta visitam a cidade inglesa e não deixam de passar por lá para admirar suas artes incríveis. Podemos encontrar estátuas feitas de cera representando diversas celebridades. Olhar para essas criações e avaliar se elas conseguem captar, de fato, as características do original ou não é um tipo de entretenimento muito buscado pelas pessoas.

Como falamos, muitas pessoas já ouviram falar no nome e sabem a fama de Marie Tussaud, mas não conhecem sua história. E foi pensando um pouco mais sobre isso, que decidimos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou alguns detalhes sobre essa artista e trouxe para você, caro leitor. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, vamos lá.

A juventude de Marie Tussaud e o seu talento de modelagem de cera

Madame Tussaud nasceu Marie Grosholtz, em 1761, em Estrasburgo, na França. Isso foi um pouco depois de seu pai, Joseph Grosholtz morrer na Guerra dos Sete Anos. A garota passou a infância em Berna, na Suíça, na casa do anatomista e modelador de cera Dr. Philippe Curtius. Sua mãe trabalhava no local como governanta. Philippe, a quem Marie chamava de tio, ensinou-lhe a arte da modelagem em cera. Aos 15 anos, fez seu primeiro trabalho de cera, que foi a figura do filósofo Voltaire.

Publicidade
continue a leitura

Mais tarde, Marie Tussaud criou diversas figuras de famosos da época. Ela esculpiu Jean-Jacques Rousseau e Benjamin Franklin. A jovem ainda se tornou uma das favoritas no palácio de Versalhes e ensinou modelagem para Elizabeth, irmã de Luís XVI, rei da França.

Revolução Francesa e o papel especial na vida de Marie Tussaud

Em 1789, quando a Revolução Francesa estourou, Marie Tussaud e seu professor, Philippe Curtius, foram acusados de simpatias reais. Com isso, Tussaud foi presa e sua cabeça raspada. Tudo isso para prepará-la para a execução. No entanto, ela foi libertada graças a um dos apoiadores de Curtius.

Publicidade
continue a leitura

Durante os difíceis tempos da revolução, Tussaud e Curtius tem um novo papel, embora horrível. Eles iriam fazer máscaras de morte das pessoas que foram executadas. Na época, ainda não existia fotografia, então as máscaras foram criadas para manter a memória da pessoa viva após sua morte. Acredita-se que Marie tenha criado as máscaras de Luís XVI, Maria Antonieta e Jean-Paul Marat.

Fama e legado de Madame Tussaud

Após a morte de Curtius em 1794, Tussaud se tornou herdeira de suas obras de cera. Em 1795, casou-se com o engenheiro civil François Tussaud. O casal teve três filhos: uma menina que morreu após o nascimento e dois meninos, Joseph e François. A relação entre o casal não tava boa, até que em 1802, o ilusionista alemão Paul Philidor sugeriu que Marie fosse à Londres fazer um show conjunto. Sem pensar muito, Tussaud foi com um dos seus filhos. Em Londres, decidiu que abriria o seu próprio negócio.

Publicidade
continue a leitura

Madame Tussaud organizou então uma exposição itinetante de suas obras de cera pelas Ilhas Britânicas. Em todas as cidades, seus trabalhos atraíram diversos visitantes curiosos e trouxeram fama e lucro. Em 1822, o segundo filho de Maria, François, juntou-se a mãe e ao irmão, tornando-se parte do negócio. Em 1835, Tussaud deu à exposição um lar permanente em Londres. O museu, Madame Tussaud, ainda apresenta alguns dos trabalhos de cera criados pela própria dona.

Com o tempo, essa coleção se expandiu e agora é representada não apenas em Londres, mas em Amsterdã, Pequim, Berlim, Sydney, Hong Kong, São Francisco, Xangai e várias outras cidades.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 04/09/20 11h33