Atualmente é quase impossível imaginar a vida sem um computador e até os celulares podem substituí-lo.. Contudo, a realidade nem sempre foi essa porque houve um tempo que essa máquinas eram consideradas item de luxo. Parece que nem todos sabiam o que fazer direito com eles, por exemplo, esse homem que, em 1983, comprou 2.200 computadores e não usou nenhum deles, foi obrigado a vendê-los na internet.
Essa enorme quantidade de computadores foi descoberta em um celeiro em Massachusetts, nos Estados Unidos, e claro se tornou viral na internet. As máquinas foram fabricadas pela empresa canadense Nabu e ficaram mais de 30 anos esquecidas até que, em 2022, elas foram redescobertas.
Esses computadores foram lançados em 1983 e causou uma grande inovação. Eles funcionavam através de uma conexão com um serviço de TV a cabo e isso fazia com que eles fossem um dos primeiros sistemas a oferecer funcionalidades parecidas com as vistas na internet de alta velocidade, hoje em dia.
Para que o computador fosse usado, a pessoa tinha que conectá-lo a um adaptador especial e assinar um serviço de TV a cabo. Ao contrário dos computadores tradicionais, as máquinas da Nabu não tinham disco rígido e dependiam da rede tanto para acessar quanto para armazenar os dados.
Por mais que fossem uma inovação, esses computadores não tiveram sucesso comercial e acabaram ficando restritos ao mercado canadense. Além disso, na época houve a falta de demanda devido a rápida evolução tecnológica e isso fez com que os computadores se tornassem obsoletos e fossem descartados ou armazenados.
Um desses casos foi o do homem que comprou um celeiro com 2.200 computadores e, em 2022, decidiu vendê-los na internet. Depois que James Pellegrini fez a descoberta, decidiu vender as máquinas no eBay por 60 dólares, cerca de 290 reais. Curiosamente, o interesse pelas máquinas foi grande, mas sua conta foi desativada, temporariamente, por causa do volume de vendas.
O homem declarou que comprou os computadores nos anos 1980 com o objetivo de criar um sistema de central telefônica para pequenos negócios, só que esse projeto nunca saiu do papel e os computadores ficaram guardados por décadas.
As vendas de James aumentaram quando o youtuber Adrian Black, especializado em dispositivos antigos, comprou uma máquina e postou um vídeo mostrando como ela funcionava. Logo o vídeo se tornou viral e fez com que as vendas aumentassem muito e James esgotasse seu estoque em somente três dias.
Fonte: Click petróleo e gás
Imagens: YouTube