A ilusão de ótica que some na sua frente

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      23/06/14 às 19h27

Esqueça tudo o que você já viu em termos de ilusão de ótica. Essa aqui é uma das mais geniais e impressionantes que você vai conhecer na vida. Isso porque, ao contrário da maioria, ela não dá somente um nó no seu cérebro. Ela simplesmente some diante de seus olhos!

Segundo os pesquisadores, esse fenômeno da percepção visual é chamado de Efeito de Troxler e leva o nome do médico suíço que o descobriu: Ignaz Paul Vital Troxler. Ele percebeu o acontecimento e começou a escrever sobre ele ainda no século 19, mas até hoje faz o maior sucesso!

Mas, antes de explicar o que acontece exatamente nesse fenômeno, que tal conhecer a tal ilusão de ótica? Então faça o seguinte: fixe o olho no centro da figura por 20 segundos, em média.

1

E aí, foi interessante ou não? Viu as cores sumindo aos poucos?

Segundo os estudos de Troxler, a imagem desvanece porque, quando fixamos o olhar em um ponto determinado durante alguns momentos, nossa visão periférica começa a ser desconsiderada e os estímulos visuais além desse ponto focalizado passa a desaparecer. Aliás, esse é o princípio básico do Efeito de Troxler.

 

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+