Curiosidades

Injeção de ”silenciamento de genes” foi aprovada para tratar colesterol alto

0

Quando falamos de colesterol, assim como várias coisas, existe o bom e o ruim. Em suma, o colesterol é um tipo de gordura que se encontra no organismo humano e é importante para o seu funcionamento. Ele é o componente estrutural das membranas celulares do nosso corpo. E está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. E todo mundo sabe que um elevado nível de colesterol no corpo pode causar uma série de problemas de saúde.

Em suma, as pessoas com níveis elevados de colesterol podem desenvolver doenças como diabetes, pressão arterial alta, endurecimento das artérias, mini acidentes vasculares cerebrais, obesidade, entre outras. A lista é gigante.

Por conta disso, o NHS do Reino Unido aprovou recentemente uma nova forma de conseguir driblar o colesterol. Se oferecerá essa nova forma para 300 mil pessoas nos próximos três anos. Ele é o medicamento chamado inclisiran, e irá ser aplicado duas vezes ao ano na forma de injeção.

Medicamento

Injecao1, Fatos Desconhecidos

Em suma, o medicamento irá ser prescrito, principalmente, para aqueles pacientes que sofrem com uma doença genética que os faz ter colesterol alto, para os que já tiveram um ataque cardíaco ou derrame ou então para os pacientes que não responderam bem a outros remédios para baixar o colesterol.

Ademais, a expectativa para a aprovação desse novo medicamento é grande. Tanto pelo que ela pode fazer, como pela técnica que a droga usa que se conhece como “silenciamento de genes”.

Essa técnica terapêutica está crescendo. Ela atua visando as causas subjacentes de uma doença ao invés dos sintomas diretos que ela causa. Ela consegue fazer isso tendo como alvo um determinado gene e o impedindo de fazer a proteína que ele produz.

Até o momento, se usou a maior parte dos tratamentos com essa tecnologia no tratamento de doenças genéticas raras. O que significa que a injeção de colesterol irá ser uma das primeiras drogas com essa tecnologia silenciadora de genes no tratamento de pessoas em uma escala maior.

Além disso, os pesquisadores também estão estudando se o silenciamento de genes pode ser usado no tratamento de uma variedade de problemas de saúde. Como por exemplo, a doença de Alzheimer e o câncer.

Técnica

Injecao2, Fatos Desconhecidos

Os medicamentos silenciadores de genes agem visando um tipo específico de RNA no corpo chamado RNA mensageiro. Se encontra os RNA’s em todas as células no corpo e tem um papel importante no fluxo de informações genéticas.

Contudo, o RNA mensageiro (mRNA) é um dos tipos mais importantes de RNA qu o corpo humano tem. Isso porque é ele que copia e carrega instruções genéticas do DNA e produz proteínas específicas dependendo da situação.

Nesse caso da injeção de colesterol, o silenciamento de genes vai atuar visando a proteína chamada PCSK9 e a degradará. Essa proteína está envolvida na regulação do colesterol no corpo humano. Mas existe um excesso dela nas pessoas que tem altos níveis de colesterol LDL, o “ruim”. Por isso que impedir que essa proteína seja produzida diminuirá os níveis de colesterol.

Então, os pesquisadores precisaram criar uma versão sintética de outro tipo de RNA para conseguir atingir esse mRNA específico. O RNA criado se chama pequeno RNA interferente (siRNA). Ele é um trecho específico de RNA que pode ser usado para direcionar mRNAs específicos.

Nesse caso em específico, se projetou o siRNA para atingir especificamente o mRNA que carrega instruções para a proteína PCSK9. Ele se liga ao seu mRNA alvo e destrói as instruções. Isso diminui, de forma significativa, a quantidade dessas proteínas que se produz.

Tratamentos futuros

Injecao3, Fatos Desconhecidos

Além desse, vários outros medicamentos silenciadores de genes estão sendo pesquisados para tratar várias doenças. Como os distúrbios nos rins, pele, câncer e doenças oculares.

E os pesquisadores também estão investigando se as terapias de silenciamento de genes pode ser útil no tratamento de distúrbios neurológicos e cerebrais. Como por exemplo, a doença de Huntington e a doença de Alzheimer.

Fonte: https://www.sciencealert.com/this-gene-silencing-injection-was-just-approved-for-treatment-of-high-cholesterol

NASA está testando protótipo de táxi aéreo

Matéria anterior

Animais mudam a forma dos seus corpos para sobreviver às mudanças climáticas, segundo cientistas

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos