Entretenimento

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs da rede social; entenda

0

Para quem manda nudes no Instagram, uma atualização irá deixar essa atividade ainda mais segura.

O aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS) agora incluirá uma funcionalidade para desfocar imagens íntimas enviadas nas mensagens diretas da plataforma.

A Meta anunciou essa ferramenta, que será lançada em breve globalmente, na última quinta-feira (11).

A proteção contra imagens sensíveis será automaticamente ativada para todos os usuários menores de 18 anos. Enquanto isso, os adultos receberão uma notificação incentivando a ativação dessa função de maneira voluntária.

O objetivo é ajudar os usuários a se protegerem contra extorsão sexual e abuso de imagens íntimas, dificultando as ações de criminosos.

Via Pexels

Proteção dos nudes no Instagram

Após a ativação da proteção contra nudez, os remetentes de imagens sensíveis receberão uma mensagem solicitando cautela ao enviar esse tipo de foto. Eles terão a opção de cancelar o envio imediatamente.

Enquanto isso, os destinatários de imagens contendo nudez terão acesso a uma versão desfocada por padrão.

A mensagem incluirá um aviso informando que a imagem contém nudez, permitindo ao destinatário decidir se deseja visualizá-la ou não.

Ao enviar ou receber fotos íntimas, os usuários receberão dicas de segurança que incluem orientações sobre os potenciais riscos envolvidos nessa ação.

É crucial reforçar que a proteção contra nudez funcionará em conversas de criptografia ponta a ponta, garantindo que a Meta não tenha acesso a essas imagens, a menos que recebera denúncias de alguém.

Sistemas de proteção

Este recurso é parte de uma série de funcionalidades em teste pela Meta para combater crimes de extorsão sexual e comprometimento da imagem privada.

A empresa também está experimentando novas abordagens para ajudar as pessoas a identificar possíveis golpes de extorsão sexual, incentivando assim denúncias.

Além disso, também aparecerá uma mensagem encorajando os usuários a não cederem a pressões para responder a pedidos íntimos nas mensagens diretas, com a opção de bloquear o remetente e denunciar o chat.

Além de auxiliar na detecção de golpes de extorsão, a Meta enfatizou que está adotando medidas mais rigorosas ao identificar pessoas envolvidas nesses crimes.

Isso inclui a remoção de contas, a proibição de criar novas contas para os mesmos usuários e a realização de denúncias às autoridades competentes.

Trocas voluntárias

Via Pexels

O sistema de proteção para nudes no Instagram, ao menos em fase de teste, contará com configurações mais rígidas.

Dessa forma, toda imagem que se classificar como sensível, mostrando partes íntimas ou mesmo pedaços que possam ser identificados, entrarão nesse modelo de desfoque para proteger o usuário.

No entanto, existem pessoas que realizam a troca de nudes no Instagram de maneira voluntária. Essa atividade se tornou ainda mais recorrente com o advento das redes sociais, mas já era comum no início da internet.

Conversas mais íntimas, flertes e relações interpessoais contam com a nudez e a sensualidade como ferramenta para aprimorar os laços afetivos e desenvolver diferentes tipos de relacionamento, sejam casuais ou não.

E como o Instagram é uma plataforma majoritariamente de fotos e mensagens rápidas, tornou-se a plataforma ideal para isso.

Nesse caso, ainda não existem detalhes sobre como funcionaria. Se os dois usuários precisam comprovar estarem cientes da imagem sensível, ou se existirá uma lista de contas confiáveis.

Como o propósito é proteger menores de idade e pessoas vítimas de crimes de extorção sexual, a ideia é que usuários abaixo da maioridade tenham esse desfoque automático, independentemente se for voluntário ou não.

Formas seguras de envio

Enquanto isso, para quem deseja enviar ou receber nudes no Instagram, de maneira voluntária e consensual, será necessário confirmar a maioridade e autorizar a visualização por parte do destinatário.

Ainda, contas com imagens sensíveis postadas publicamente receberão avisos de retirada, com risco de advertência e suspensão do acesso, no caso de imagens com roupas íntimas ou ampla exposição do corpo.

Não existe previsão da chegada dessa restrição no Brasil, mas a atualização acontecerá ainda em 2024.

 

Fonte: Techtudo

Imagens: Pexels, Pexels

Como nosso cérebro pode trabalhar em sincronia com o de outras pessoas?

Artigo anterior

Cor mais antiga do mundo foi descoberta em rochas subterrâneas no Saara

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido