Japão desenvolve robô humanoide para manutenção de ferrovias

Conforme o tempo vai passando, os robôs vão ficando cada vez mais inteligentes. Isso pode ser visto em alguns deles, que até conseguem aprender a tomar decisões sozinhos. Atualmente, eles podem fazer coisas que antes eram imaginadas possíveis somente nos filmes de ficção científica. Mesmo que isso possa ser motivo de medo e ressalvas por algumas pessoas, esse avanço tecnológico vem para ajudar a humanidade. Com isso, cada vez mais robôs humanoides estão sendo criados.

Um exemplo disso foi a West Japan Highway (JR West), responsável por operações de trens no Japão, apresentando algo fora do comum para fazer a manutenção das ferrovias. No caso, um robô humanoide irá fazer a pintura e jardinagem dessas linhas.

Esse robô funciona remotamente, com um operador humano no solo controlando-o. Além disso, o humano no controle tem “olhos e ouvidos” no robô que está sendo controlado através de óculos especiais que mostram imagens que são capturas por câmeras embutidas na máquina.

Robô humanoide nas ferrovias

Época negócios

Segundo Kazuaki Hasegawa, presidente da JR West, como o funcionário da empresa estará no solo, isso faz com que seu trabalho seja realizado em segurança enquanto o robô humanoide faz as tarefas no ar. E através dessa máquina também é possível garantir a segurança dos funcionários em tarefas perigosas, como mexer em cabos de energia.

Outro ponto é que o robô humanoide pode virar sua cabeça na mesma direção e intensidade que o humano que o está controlando através de sensores de movimentação. E também tem retorno sonoro que o equipamento capta para que os trabalhos sejam feitos de uma forma mais fácil.

Esse robô humanoide que irá trabalhar na manutenção das ferrovias tem um alcance vertical de 12 metros e consegue levantar pesos de até 40 quilos. E o movimento dos braços, que podem ser equipados com garras ou pincéis, é feito através de alavancas. Dependendo do serviço que for feito é que os braços são equipados.

Além disso, também é possível alterar a sensibilidade dos controles para que eles se adequem à tarefa que precisa ser feita. Até porque, cada tarefa precisa de movimentos diferentes, como por exemplo, fazer uma pintura delicada nas linhas ou cortar alguma coisa com uma motosserra.

Esse robô humanoide não irá somente dar um trabalho mais seguro para os trabalhadores em tarefas perigosas, como também poderá aumentar a força da mão de obra. Isso porque o Japão tem uma sociedade mais velha. E também é estimado que as horas de trabalho na manutenção das ferrovias seja diminuída em aproximadamente 30%.

Fonte: Canaltech

Imagens: Época negócios 

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...