Política

Julgamento de Trump envolvendo ex-atriz pornô começa nesta segunda

0

O julgamento de Trump está previsto para começar, tendo início nesta segunda-feira, 15 de abril.

Com isso, Donald Trump será o primeiro ex-presidente na história dos Estados Unidos a enfrentar a justiça criminal de maneira pública, com júri, em Nova York.

O republicano foi convocado a comparecer às 9h30 no horário local (10h30 de Brasília) a uma audiência para responder a um processo relacionado ao pagamento de US$ 130 mil (equivalente a R$ 660 mil) à ex-atriz pornô Stormy Daniels.

A transferência teria tido o objetivo de comprar seu silêncio sobre um relacionamento extraconjugal e proteger a campanha eleitoral de 2016, quando derrotou a democrata Hillary Clinton.

No entanto, o ponto principal do julgamento de Trump não foi o pagamento em si, que não constitui crime propriamente dito.

O que está acontecendo é que o empresário, de 77 anos, teria disfarçado esse envio de dinheiro como despesas legais da Organização Trump. Isso sim pode resultar em uma pena de até quatro anos de prisão.

Além disso, Trump é acusado de 34 falsificações de documentos contábeis da Organização Trump para ocultar como “despesas legais” os pagamentos feitos a Stormy Daniels, que foram antecipados com dinheiro do então advogado e homem de confiança do ex-presidente, Michael Cohen.

Via Euromedia

Atualmente, Michael é um grande opositor do ex-presidente, e será uma das principais testemunhas da acusação.

O julgamento de Trump terá de esclarecer se o ex-presidente tinha conhecimento dos pagamentos pelos quais Michael Cohen recebeu condenação.

Caso passado

Quando o caso veio à tona, Trump, então presidente dos Estados Unidos, negou qualquer relação com a ex-atriz e afirmou não ter conhecimento sobre o dinheiro.

Posteriormente, ele admitiu estar ciente, mas argumentou que era uma medida para evitar uma tentativa de “extorsão”.

O ex-presidente se declarou inocente das acusações e classificou o julgamento como “politicamente motivado”.

Por outro lado, a acusação busca demonstrar que pessoas próximas a Trump tinham o costume de encobrir assuntos embaraçosos com dinheiro, citando outros dois pagamentos.

Os casos em questão seriam, primeiro, para comprar o silêncio de um concierge da Trump Tower, que alegou que o ex-presidente tinha um filho secreto. Enquanto isso, o outro seria para silenciar uma ex-modelo da Playboy que afirmou ter tido um caso com ele.

Os dois casos não são crimes, assim como o envio de dinheiro para a ex-atriz pornô. No entanto, o que se constitui são as fraudes financeiras em busca de evitar um escândalo.

Afinal, na época da sua presidência, Trump detinha uma imagem mais republicana, e precisava manter o decoro público. Esses casos, e outros que podem continuar escondidos, manchariam sua reputação, algo que está acontecendo agora, com o julgamento vindo à tona.

Como será o julgamento de Trump?

Via GetArchive

Conforme informações públicas divulgadas nos portais midiáticos norte-americanos, o ex-presidente será julgado por um júri composto por 12 cidadãos selecionados entre centenas de residentes de Nova York.

Cada um terá que responder a um questionário detalhado sobre sua opinião a respeito de Trump e sua própria convicção de que pode julgar o caso com imparcialidade.

Esse procedimento é padrão e necessário para serem escolhidos pelo juiz, pela defesa e pela acusação, sem que tenham algum tipo de oposição política, de viés econômico ou moral, em relação à figura de Trump.

Após a seleção do júri, inicia-se a apresentação das provas. O tribunal de Nova York estima que o julgamento terá duração entre seis e oito semanas, com possibilidade de prorrogação.

No entanto, o que está atraindo a atenção dos cidadãos é que a sentença poderá sair logo antes das eleições de novembro de 2024. Embora não seja um impedimento para a candidatura de Trump, ela pode influenciar fortemente os resultados preliminares.

Essa será a segunda vez que Trump enfrenta o democrata Joe Biden em busca da presidência.

 

Fonte: Correio Braziliense

Imagens: Euromaiden Press, GetArchive

Saiba quanto custa para ir ao Rio de Janeiro ver o show da Madonna em Copacabana

Artigo anterior

Concurso Nacional Unificado: o que pode levar no dia da prova?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido