• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Kailasa, o incrível templo esculpido em uma única pedra

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      12/06/19 às 14h29

Templo de Kailasa em Ellora, Maharashtra, na Índia, é a maior obra de arte monolítica do mundo. Ou seja, possui uma arquitetura moldada e escavada a partir de uma única peça de material: a rocha. Mestres artesãos esculpiram a estrutura gigantesca em uma caverna na encosta montanhosa. Toda a construção-mor levou mais de duas décadas para ser elaborada. Há muitos outros fatos espantosos sobre essa antiga maravilha, enquanto parte da história está ligada em bastante controvérsia. Kailasa, o incrível templo esculpido em uma única pedra, fora criada pelo hindus com o objetivo de homenagear o Senhor Shiva. Eles pretendiam mimetizar sua casa no Monte Kailash - montanhas do Himalaia.

Diz a lenda, sobretudo, que um rei hindu ordenou que o templo fosse construído depois de ter orado ao Shiva para salvar sua esposa de uma enfermidade. Os arquitetos começaram do topo da montanha e trabalharam verticalmente. Dessa forma, o processo meticuloso removeu mais de 200.000 toneladas de rocha vulcânica entre 757 e 783 d.C., de acordo com arqueólogos. Outras cavernas semelhantes datam de 300 a.C.

Processos e detalhes

Em termos de logísticas modernos, levariam cerca de 200 dias para escavar todo o local usando tecnologia contemporânea. Isso não leva em conta as elaboradas esculturas em toda a estrutura monolítica. O templo tem forma de "U", com cerca de 50 metros de profundidade. O Templo de Kailasa também abarca três andares de altura. Grandes esculturas de pedra ao longo das paredes externas retratam várias divindades hindus. Dois pilares na parte de dentro mostram narrativas sobre o Senhor Shiva. Há também enormes esculturas homenageando o Senhor Vishnu, outra divindade hindu de extrema relevância sociocultural.

Rumo ao topo, é possível ver entalhes de elefantes que apontam para baixo. No fundo da construção principal, parece que um exército destes animais de pedra está segurando o templo inteiro. Os elefantes cercam um pilar de 30 metros de altura que parece servir como o principal edifício do complexo do templo.

Rocha vulcânica e os segredos desvelados

A estrutura atual é baseada em uma rocha vulcânica escura. Quando foi construída, os arquitetos ordenaram que as esculturas cobertas de gesso branco dessem a ilusão de neve. Isso fez o templo parecer como se estivesse nas montanhas do Himalaia. Inclusive, os visitantes ainda podem ver alguns dos gessos brancos até hoje.

Essas incríveis obras de arte escondem alguns segredos. Arqueólogos estimam que há mais de 30 milhões de esculturas em sânscrito que ainda precisam ser traduzidas. Se os especialistas puderem encontrar uma maneira de desvendar o significado oculto da linguagem, isso tornaria o Templo de Kailasa um dos artefatos históricos mais valiosos da Terra.

As cavernas circundantes têm entalhes que são muito mais antigos que o Templo de Kailasa, mas isso pode simplesmente significar que ninguém ficou por perto para esculpir Kailasa até o tardar do tempo. Os antigos teóricos afirmam que o povo desta parte da Índia tinha ajuda "extraterrestre", mas não há evidências que apoiem essa noção fantástica e conspiratória.

Em suma, o templo é um monumento ao Senhor Shiva. Existem cinco santuários em Kailasa que prestam homenagem ao maior dos deuses hindus. Kailasa, o incrível templo esculpido em uma única pedra, é realmente uma construção extraordinária para a história humana.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+