Essa criatura que às vezes é um humanoide, com alma escura e asas de corvo, é bastante presente nas tribos nativas americanas. Principalmente na América do Norte e no Canadá. O Wendigo busca satisfazer seu desejo por carne humana.

Muito mais que uma lenda, essa criatura representa a baixeza da moral humana e mostra que o homem pode ser levado pela ganância, raiva e fome. A representatividade dessa figura é tão grande que ele já apareceu em filmes e na televisão. O Wendigo já apareceu, por exemplo, em Supernatural.

Lenda

Publicidade
continue a leitura

Segundo a lenda, na região de Great Lakes, no Canadá, essa criatura sai nas noites mais frias de inverno e fica escondida nos bosques, lugar em que pode caçar melhor suas vítimas. Esse ser humanoide tem também garras e um coração frio, mostrando que qualquer indício de humanidade que ele tivesse não existe mais.

O Wendigo era exaltado por algumas tribos porque ele representava um dos maiores medos do ser humano e sua parte mais sombria e imoral. O estado em que vários homens podiam cair nos invernos rigorosos e enlouquecer e ter à vontade, no desespero, de comer carne humana. Até existe o termo psicose de Wendigo, que se refere a que quem de desejo por carne humana.

Publicidade
continue a leitura

Vida real

Na natureza, alguns animais podem se tornar Wendigos reais como é o caso dos ursos. Depois de seu período de hibernação, a fome deles é tão grande que já foi até mesmo documentado alguns comerem animais da mesma espécie.

Publicidade
continue a leitura

A lenda permanece e sempre aparece em cidades com floresta densa. A história de algum caçador que se perdeu na floresta e não achando o caminho de volta, se transformou em algo inumano sempre existe. A floresta sempre será habitada por alguém de pele meio cinza, com garras e um olhar forte que se alimenta de viajantes desavisados.

Essa lenda é assustadora e, ao mesmo tempo, fascinante. Por isso, pode ser encontrada em obras literárias como as de HP Lovecraft, por exemplo. E a essência do Wendigo é exatamente um espírito malévolo que leva às pessoas a irem de encontro com seus instintos mais sombrios.

Publicado em: 30/10/18 14h52