Nunca é tarde demais para aprender e fazer coisas incríveis. Essa é a verdade de dona Luíza Valencic Ficara, que decidiu ingressar em curso de graduação com 81 anos. A mulher, que é imigrante italiana, veio para o país há cerca de 40 anos atrás, fugindo das mazelas da Segunda Guerra Mundial.
A decisão de iniciar os estudos veio após momentos difíceis de sua vida. Ela não apenas perdeu o marido, como também a irmã e única familiar restante que tinha. Para manter a saúde em dia e o cérebro funcionando, ela decidiu começar os estudos. Como ela disse em entrevista ao G1, ficar em casa só servia para causar dores, tanto físicas quanto de saudade.
Luíza entrou no curso de Nutrição no Centro Universitário Padre Anchieta quando o curso já havia começado. As pessoas da turma ficaram surpresas ao vê-la entrando em sala. Com o tempo a senhorinha perdeu a vergonha e fez amizades na turma e também com os professores.
O primeiro ano foi o mais difícil, afinal ela estava lidando com algo completamente novo. Foram 6 anos de descobertas e superações até que Luíza conseguisse concluir o curso, já que teve que refazer algumas matérias, mas em momento algum pensou em desistir.
Apesar de ter conquistado o tão sonhado diploma, o caminho até a colação não foi fácil. Uma das dificuldades que ela enfrentou foi a elaboração do trabalho de conclusão do curso. Com 87 anos de idade, tecnologia não era o forte de Luíza e por isso ela escreveu todo o seu tcc à mão. Ela precisou da ajuda de colegas para digitalizar todo o material.
Na colação de grau, não havia nenhum familiar presente, já que todos que ela tinha já se foram, mas isso não impediu que ela ficasse muito contente com a conquista. Apesar de não haver nenhum familiar presente, todos aplaudiram de pé quando seu nome foi chamado.
Não pense que dona Luíza parou por aí. Mesmo com o diploma em mãos, ela não pensa em parar tão cedo. Ela agora quer cursar pós-graduação e diz que em breve iniciará o curso. Além de toda assiduidade na faculdade, a senhorinha também faz cursos de línguas. Sim, no plural. Luíza estuda alemão, inglês e francês.