Todos nós queremos ter uma boa vida e, é claro, longa para aproveitarmos ao máximo. Se dependesse de nós, viveríamos ao lado das pessoas que amamos por um século ou mais, não é mesmo? Felizmente, há pessoas que realmente vivem tudo isso, embora o número seja bem baixo. Há lugares onde a longevidade é bastante alta, enquanto em outros, infelizmente, a taxa de mortalidade é alta e a média de vida das pessoas bem baixa. Segundo um estudo, os japoneses são vice-campeões mundiais quando falamos de longevidade. Eles ficam atrás apenas das pessoas que vivem em Mônaco.

Segundo esse mesmo estudo, a expectativa média de vida no Japão é de aproximadamente 85,3 anos. Enquanto isso, os americanos vivem, em média, 80 anos por exemplo. E foi pensando um pouco sobre isso, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos decidiu buscar e listar os motivos pelos quais os japoneses vivem tanto. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, vamos lá.

Segredos da longevidade dos japoneses

1 - Dieta saudável e balanceada

Publicidade
continue a leitura

Os japoneses se alimentam muito de grãos e legumes. Eles não costumam comer tanta carne vermelha como os americanos ou os europeus, por exemplo. A carne vermelha possui muito mais colesterol do que o peixe. Isso aumenta a chance de desenvolver problemas cardíacos, sofrer ataques cardíacos e ter derrames. Além disso, os japoneses consomem muito laticínios, costumam inferir porções menores de comida e bebem bastante chá verde em vez de café.

2 - Passam muito tempo com a família

Os japoneses seguem algumas tradições, como a de cuidar dos mais velhos e ajudar nas tarefas de casa. Podemos encontrar facilmente por lá as famílias multigeracionais, ou seja, duas ou mais gerações vivendo na mesma casa. Esse é um forte tipo de amparo e apoio psicológico para os idosos, aumentando assim a qualidade de vida.

3 - O ikigai, um motivo para acordar

Publicidade
continue a leitura

"Ikigai" significa, de forma literal, "razão de ser". Esse é um conceito que envolve a ideia de ter uma direção ou um propósito na vida. Esse termo surgiu no Japão e agora vem ganhando popularidade no mundo inteiro. Michiko Kumano é uma psicóloga japonesa que associa o ikigai a pessoas que se dedicam aos hábitos e atividades que gostam. Elas encontram assim uma satisfação plena. Estudos mostraram que as pessoas que praticam o ikigai podem ter um risco reduzido de desenvolver doenças cardíacas. Além disso, têm a chance de viver mais.

4 - Higiene pessoal

Publicidade
continue a leitura

Os japoneses têm a reputação de ser uma das nações "mais limpas" do mundo. Isso fica bem claro quando observamos o número de pragas no Japão, comparando com a Europa. A boa saúde deles vem dos seus hábitos de limpeza.

5 - São ativos

Diversos japoneses não apenas se alimentam bem, mas caminham regularmente. Diversos cidadãos, especialmente os idosos, praticam caminhada, andam de bicicleta e pegam trens para ir ao trabalho. Os carros não são tão populares no país, visto que a rede de transporte público é bastante eficiente. O sistema ferroviário por lá é considerado um dos melhores do mundo.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia sobre tudo isso? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 29/09/20 11h19