• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A lua pode ser responsável pela vida na Terra

POR Toni Nascimento    EM Ciência e Tecnologia      24/01/19 às 15h10

Há alguns bilhões de anos atrás, a Terra passou por uma colisão importante para a sua própria existência. Nós não sabemos quase nada sobre esse impacto, porém, foi dele que veio o nosso satélite natural: a Lua.

Agora, alguns estudiosos estão associando esse colapso ao surgimento dos elementos essenciais para a vida humana. Se trata do carbono, nitrogênio e enxofre. Isso também explicaria o porquê de nunca conseguirmos identificar o momento em que esses elementos surgiram.

A lua e a terra

Pesquisadores da Universidade Rice, no Texas, EUA, fizeram alguns experimentos e simulações com a intenção de descobrir se esses elementos surgiram dessa colisão.

Eles começaram comprimindo ligas contendo carbono, nitrogênio e enxofre em pressões de até 7 gigapascals e aquecendo-as a temperaturas de até 1800 ° C para simular as condições durante a formação do núcleo planetário. Eles usaram esses dados experimentais para realizar aproximadamente um bilhão de simulações de impactos entre vários tipos de objetos voláteis e a Terra.

A simulação mais exata foi aquela com uma rocha do tamanho de Marte, cheia de carbono e nitrogênio com um núcleo rico em enxofre. Além disso, o impacto também pode ter trazido água para o planeta.

Dúvida

Apesar da pesquisa dar um parecer positivo para a possibilidade, ainda não existe certeza de nada e outras várias possibilidades são tão plausíveis quanto. Segundo Richard Greenwood, da Open University, em Milton Keynes, ainda não existem resultados positivos o suficiente para comprovar essa teoria e ainda existe muito a se estudar.

"Você poderia trazer esses elementos através de um impacto gigante, mas faz mais sentido para mim que você faça isso gradualmente, como ainda está acontecendo hoje. Não há necessidade de se ter criado tudo de uma vez só", disse ele.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que não acredita em tudo, porém, não dúvida de nada, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+