Lugares marcados pela 1ª Grande Guerra

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      31/05/14 às 00h42

Quase um século após o final da 1ª Guerra Mundial - considerada a Guerra das Guerras - se passou e ainda é possível encontrar vestígios da destruição causada pelas batalhas e bombas usadas na Europa. Inúmeros locais ficaram mutilados, assim como os milhões de inocentes que morreram no conflito.

Mais de 70 milhões de militares saíram de suas casas para tomar o partido de seus países e se mobilizaram em batalhas sangrentas em nome de uma briga política. A Guerra, que começou em 28 de julho de 1914, teve seu final oficializado no dia 11 de novembro de 1918; mas seus sinais não foram apagados e ainda marcam gerações e lugares, outrora completamente diferentes.

Confira na lista abaixo, alguns desses locais que testemunharam a Guerra e carregam ainda hoje suas cicatrizes:

1. Ofensiva do Somme, França

1

Considerada uma das maiores batalhas da 1ª Guerra Mundial, a Ofensiva aconteceu entre julho e novembro de 1916. No final, foram registrados mais de um 1 milhão de mortos e feridos.

2. Batalha de Messines, Bélgica

2

Deflagrada entre os dias 7 e 14 de julho de 1917, essa foi uma ofensiva coordenada pelo 2º Exército britânico, na região de Flandres Ocidental, na Bélgica. Ao todo, foram mortos mais de 10 mil homens devido a explosões de bombas.

3. Território rural na França

3

Mesmo um século depois da Primeira Grande Guerra ainda é possível ver os buracos gigantescos que as bombas deixaram na área rural francesa que você vê na foto.

4. Cratera em Somme, França

4

Outro lugar em território francês que sofreu as consequências da 1º Guerra foi Somme. Esse enorme buraco foi formado depois da explosão de uma mina, detonada durante a batalha. Sua profundidade é de 70 pés, um pouco mais de 21 metros.

5. Vila Butte de Vaquois, França

5

Essa era uma área verde, na França, cheia de montanhas. No entanto, depois da 1ª Guerra Mundial, ela ficou assim, como mostra a foto. O lugar foi completamente engolido depois de algumas detonações de minas.

6. Primeira Batalha de Isonzo, Itália

6

Essa batalha épica foi travada entre a Itália e a Áustria-Hungria, de 23 de junho a 7 de julho de 1915, às margens do rio Isonzo, que corta as terras da Eslovênia e da Itália. Na ocasião, embora os italianos estivessem com o maior número de homens, sua ofensiva falhou.

7. Campanha de Galípoli, Turquia

7

Essa disputa - conhecida também como Batalha dos Dardanelos - teve início em 25 de abril de 1915 e só se encerrou em 9 de janeiro de 1916, na península de Galípoli, Turquia. Relatos históricos contam que essa foi uma das campanhas mais trágicas da 1ª Guerra. Na foto, estão os destroços do ilustre castelo Sedd el Bahr Kale.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+