Curiosidades

Luva de bronze encontrada na Suíça intriga arqueólogos

0

Em outubro de 2017, dois detectores de metal de caçar tesouros realmente acharam um perto do Lago Biel no Bernese Jura, que fica cerca de 45 quilômetros a noroeste de Berna na Suíça. O achado era um mão de bronze esculpida junto com um punho de ouro que data de mais ou menos 3.500 anos.

Nem mesmo os arqueólogos entenderam essa descoberta e nunca tinham visto algo parecido. Um dia depois de sua descoberta, os itens achados foram entregues à especialistas de História Antiga do Departamento de Arqueologia Romana do Serviço Arqueológico de Berna.

A agora chamada mão de Prêles é um pouco menor do que uma mão adulta e foi feita com meio quilo de bronze, segundo a National Geographic. E a datação feita por radiocarbono na cola, que foi usada para grudar a faixa de ouro no pulso da mão, coloca o achado entre 1.400 e 1.500 a.C, ou seja, na Idade do Bronze da Europa.

A equipe de arqueólogos liderada por Andrea Schae diz que é improvável que a mão tenha sido usada por alguém. Os pesquisadores voltaram ao local onde a mão foi achada para mais escavações e descobriram um possível túmulo que sofreu danos significativos.

O homem teria sido enterrado junto com a mão sob a construção antiga que eles descobriram embaixo do túmulo. Os pesquisadores disseram que esse era um tipo comum de enterro suíço na Idade do Bronze e que o sujeito enterrado certamente era ser alguém de alto escalão.

Descobertas

Os pesquisadores conseguiram fazer mais descobertas. Foram ossos de um homem de meia idade, um longo alfinete de bronze, um espiral de bronze, alguns pedaços a mais de folhas de ouro, que talvez estivessem junto com a mão, e um dos dedos que faltava na mão. A hipótese levantada pelos arqueólogos é que a mão foi enterrada junto com o homem do qual se sabe praticamente nada.

“Para o conhecimento de especialistas suíços, alemães e franceses, nunca houve uma escultura comparável que data da Idade do Bronze na Europa Central”, segundo o comunicado de imprensa. “A mão de Prêles é agora a peça de bronze mais antiga que representa uma parte do corpo humano. É, portanto, um objeto único e notável ”.

Respostas

O trabalho dos pesquisadores continua com fins de saber se os itens foram fabricados nas proximidades ou importados de longe. E também para entender o propósito da mão de bronze.

“Nós não sabemos o significado e a função atribuída à ela”, escrevem os autores no comunicado de imprensa. “Seu ornamento de ouro sugere que é um emblema de poder, um sinal distintivo da elite social, até mesmo de uma divindade. A mão é estendida por uma forma oca que sugere que ela foi originalmente montada em outro objeto: talvez fosse parte de um cetro ou de uma estátua ”.

Como o megalodon foi extinto mesmo sendo o maior predador do mar que já existiu?

Artigo anterior

Cientistas dizem que o ser humano não está no topo da cadeia alimentar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido