Natureza

Macacos estão ‘domesticando’ lobos, entenda

0

Você consegue imaginar a sua vida sem o seu fiel amigo, o cachorro? Imagino que não. Pois saiba que essa relação é antiga e a aproximação aconteceu aos poucos e tinha um interesse mútuo. Enquanto o ser humano queria uma parceria selvagem na hora de caçar, os cachorros se beneficiavam da caça que o seu novo amigo conseguia. Nós também domesticamos os gatos e na natureza existe uma outra relação nascendo: a dos macacos com os lobos.

Nos Alpes da África Ocidental, o Babuíno-gelada e o Lobo-etíope deram início a uma relação pacífica. Os dois animais estão vivendo no mesmo território, sob a tranquilidade da paz. O primatologista Vivek Venkataraman descobriu que um grupo desses macacos passaram a tolerar a presença de lobos no território, enquanto os lobos passaram a ignorar a presença dos filhotes de Babuíno-gelada. Os filhotes seriam normalmente sua refeição, mas os lobos estão preferindo deixar os filhotes em paz e se alimentar de roedores que os macacos estão lhe ajudando a capturar.

Macacos e lobos

A equipe do primatologista Vivek Venkataraman acompanhou esses animais por 17 dias. Eles notaram que os lobos tinham 67% de sucesso quando caçavam ao lado dos Babuínos-gelada. Lobos que não se alinhavam a livre associação com a outra espécie, tinham 25% de chance de conseguir uma refeição diária. Ou seja, para os lobos era muito mais vantajoso ignorar filhotes de macacos para receber ajuda em conseguir outros alimentos, do que se aventurarem sozinhos atrás de refeição sem a ajuda dos macacos.

Ainda existe certo mistério na forma como os macacos ajudam os lobos. O primatologista supõe que eles revelam aos lobos os esconderijos dos roedores. Eles fazem isso expulsando os roedores de suas tocas perto dos lobos. Além disso, quando os dois animais estão juntos, eles ficam mais fortes e confundem predadores que se arriscarem a chegar perto deles. O pesquisador ainda afirma que essa não é a única outra livre associação da natureza, podendo apostar que existem outras ainda não conhecidas pelo homem.

Comportamento

Vivek Venkataraman relatou que é muito difícil observar esses animais, uma vez que os lobos são muito ariscos quando percebem a presença de humanos. Apesar disso, ele pode aprender um pouco do comportamento dos animais. Ele notou a associação, quando percebeu que ao caminhar por um grupo de 600 a 700 macacos, os lobos faziam questão de não se mostrarem ameaçadores e se comportarem de forma natural e amistosa. Eles se movem devagar entre os macacos e evitam correr em zigue-zague na hora de caçar os roedores perto dos novos amigos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Você gosta de lobos e macacos? Tem algum animal domestico? Prefere cachorro ou gato? Deixe seu comentário aqui com a gente. Para você que também mantém um associação com o seu cachorro – você dá comida e ele te dá carinho -, aquele abraço.

Cena brutal de Naruto foi censurada durante o exame chunin

Artigo anterior

7 fatos sobre testes em animais que você não conhecia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido