CuriosidadesMundo afora

A maneira incrível que a Austrália encontrou de livrar os rios da poluição plástica

0

Enfrentamos o problema com a poluição há muito tempo, no entanto,este fica cada vez pior. Esse “costume” do ser humano danifica de forma drástica a forma de viver de todos nós. Com os animais, a realidade é ainda mais perversa, pois leva espécies inteiras à extinção. Por esse motivo, diversas pessoas e empresas dedicam suas vidas lutando contra tudo que possa fazer mal ao meio ambiente. O simples ato de jogar um papel de bala no chão pode trazer consequências irreparáveis, principalmente para o ambiente marinho. Recentemente, encontraram uma baleia morta na Indonésia e dentro de seu estômago havia mais de 6 quilos de sacos plásticos. Isso tem assustado tanto que alguns países começaram uma guerra contra a poluição.

A Austrália tem ganhado muito destaque por causa da sua luta contra esse mal. No verão passado, autoridades a cidade Kwinana instalaram um sistema de filtragem na Reserva Henley. O sistema é incrível, simples e bastante útil. O governo e os cidadãos já começaram a notar os benefícios de usá-lo e estão planejando uma forma de distribuí-lo por todo o país o mais rápido possível. Como adoramos inovação e nos preocupamos com o meio ambiente, resolvemos trazer essa matéria para você, caro leitor. Veja conosco como tudo foi feito.

O sistema consiste em uma rede que é instalada na saída de um tubo de drenagem. Isso ajuda a capturar grandes detritos e protege as águas contra a contaminação por causa do lixo. As tubulações drenam a água de áreas residenciais para áreas naturais. O lixo desses locais pode ser tremendamente avassalador e prejudicial ao meio ambiente.

Além do mais, esse lixo é geralmente levado pelas chuvas fortes, que puxam tudo para o sistema de drenagem. Autoridades da cidade começaram o serviço de instalação colocando duas redes. Isso deu um resultado bastante positivo e em poucos dias conseguiram capturar mais de 350 quilos de lixo.

Sendo assim, decidiram instalar as redes de lixo em toda a cidade, minimizando a poluição e melhorando a vida selvagem e do meio ambiente. A produção e instalação dessas redes custam muito dinheiro (cerca de US$ 10.000 cada), contudo o sistema é bastante lucrativo. Isso porque proporciona economias de custo bastante significativas no futuro. Agora, o governo da Austrália economiza nos custos de mão de obra, pois antes precisavam pagar pessoas para coletar tudo manualmente.

Quando as redes ficam cheias, são retiradas e todo o lixo é descarregado em caminhões de coleta especiais. Eles transportam tudo até um centro de triagem de lixo. No centro, tudo é separado em material reciclável e não reciclável. Depois disso, tudo passa a ser processado e reutilizado da forma que for possível. As redes são, enfim, colocadas de novo nas saídas de drenagem e continuam fazendo o trabalho. O novo sistema de filtragem mostra que as pequenas coisas podem trazer grandes resultados.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Garotinha de 9 anos que nasceu sem mãos vence concurso de caligrafia

Artigo anterior

Neandertais poderiam ser tão violentos quanto os primeiros homens

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido